A Conmebol irá sortear os confrontos da primeira e segunda fase da Copa Libertadores e da primeira fase da Sul-Americana de 2023 nesta quarta-feira (21), em evento virtual no Paraguai a partir de meio-dia. Os torcedores de Atlético-MG e Fortaleza ficam de olho nos adversários.
Os clubes, sétimo e oitavo colocados do Campeonato Brasileiro de 2022, são os brasileiros participantes desse primeiro sorteio, e entram na segunda fase da Libertadores. Se alcançarem a fase de grupos, só irão conhecer o chaveamento em março. O mesmo vale para os times nacionais presentes na Sul-Americana, que vão direto para a fase de grupos.
Atlético e Fortaleza estão no mesmo pote do sorteio da 2ª fase da Copa Libertadores, e não se enfrentam. Mas poderão se encontrar na fase 3, a última antes dos jogos dos grupos. O início da segunda fase será em 20 de fevereiro. Galo e Leão do Pici fazem a partida decisiva como mandantes.
Sorteio da 1ª fase da Libertadores
A primeira fase da Copa Libertadores é disputada por seis clubes. Vale a posição no ranking de clubes da Conmebol para definir a posição nos potes. Primeiro é sacado uma bolinha do pote 2 (dos piores ranqueados), e seu respectivo adversário.
Sorteio da 2ª fase da Libertadores
A terceira fase da Libertadores já terá os confrontos pré-estabelecidos no sorteio desta quarta-feira. Os duelos da 2ª fase são nomeados de C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7 e C8. Com os seguintes duelos: C1 x C8, C2 x C7, C3 x C6, C4 e C5. Os clubes com direito à fase de grupos são nomeados de G1, G2 e G3. Esses sim podem cair em chaveamentos com times do mesmo país.
Agenda da "pré" Libertadores:
1ª fase: ida entre 7 e 9 de fevereiro / volta entre 14 e 16 de fevereiro
2ª fase: ida entre 21 e 23 de fevereiro / volta entre 28 de fevereiro e 3 de março
3ª fase: ida entre 7 e 9 de março / volta entre 14 e 16 de março
Copa Sul-Americana
A Sul-Americana reúne 44 equipes, sendo que 32 delas disputam a primeira fase, que é formada por confrontos de times do mesmo país e será disputada em jogo único: são quatro representantes de Bolívia, Chile, Colombia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Apenas os times do Brasil e da Argentina entram direto na fase de grupos.
Com isso, São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás e Bragantino no Brasil, e Gimnasia y Esgrima, Defensa y Justicia, Tigre, Newell's Old Boys, Estudiantes e San Lorenzo, da Argentina, serão apenas espectadores desta quarta.
A metodologia do sorteio será a seguinte, pegando o pote da Bolívia como exemplo. Se a primeira bola sorteada for o Oriente Petrolero, ele irá enfrentar o sorteado da bolinha 2 como mandante da partida única. Se a bolinha número 3 for o Blooming, então ele é o mandante do segundo confronto boliviano da primeira fase, contra o time sorteado na bolinha 4.
Os dois times vencedores dos duelos domésticos da primeira fase da Sul-Americana irão para a fase de grupos, em novo sorteio a ser realizado em março de 2023. Além do jogo único na primeira fase, a Conmebol fez uma modificação no regulamento. Os times que terminarem a fase de grupos na segunda colocação, farão um "play-off" contra os times terceiros colocados dos grupos da Libertadores, em busca das oitavas de final da Sul-Americana.
Mín. 25° Máx. 29°