22°C 27°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Curtas paraibanos são selecionados para mostra nacional

Os curtas paraibanos foram realizados por meio da Lei Aldir Blanc 2020 (1ª fase).

23/01/2023 às 10h57
Por: Redação
Compartilhe:
Curtas paraibanos são selecionados para mostra nacional

Dois curtas paraibanos, realizados por meio da Lei Aldir Blanc 2020 (1ª fase), foram selecionados na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que começou na sexta-feira (20) e segue até o dia 28, com exibições presenciais e on-line, na cidade mineira. ‘Pedra Polida’ e ‘Conserva’ foram contemplados no Edital Margarida Cardoso, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), e serão exibidos, respectivamente, nestas terça-feira (24) e quarta-feira (25).

‘Conserva’, dirigido por Diego Benevides, relembra o presente que o personagem velho Pereira ganhou do mar durante o Verão da Lata, em 88, no Nordeste brasileiro.

Já no curta de ficção ‘Pedra Polida’, dirigido por Danny Barbosa, Safira é uma mulher trans da periferia, que, rompendo os paradigmas sociais, atua na área da saúde como técnica de enfermagem e almeja ascender a partir de uma graduação. Na sua rotina de trabalho depara-se com o passado na figura de um ex-namorado que a abandonou e, ironicamente, anos depois, busca ajuda no hospital em que ela trabalha. Passado e presente agem polindo essa pedra.

A Mostra - Nesta 26ª edição, a temática da Mostra de Cinema de Tiradentes é Cinema Mutirão, que responde aos últimos três anos, quando a pandemia da Covid-19 e a falta de incentivos afetaram a produção criativa no país. Muitos grupos de lugares diferentes e de campos artísticos distintos (dança, música, teatro) se uniram para fazer audiovisual com os recursos dos editais emergenciais da Lei Aldir Blanc.

A mostra presta homenagens à dupla de realizadores mineiros Ary Rosa e Glenda Nicácio, que se radicaram em Cachoeira (BA), em 2010,  e lá fundaram a produtora Rosza Filmes e, desde então, fazem alguns dos títulos mais celebrados do cinema brasileiro contemporâneo

A seleção de 134 filmes (entre longas, médias e curtas-metragens), de 19 estados brasileiros (AL, AM, BA, CE,DF, ES, GO, MG, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RR, RS, SC, SP), foi distribuída em 57 sessões de pré-estreias e mostras temáticas.

Ficha técnica - Conserva

Roteiro: Diego Benevides

Empresa produtora: Extrato de Cinema

Co-produção: Electra Filmes

Produção executiva: Mariah Benáglia, Gian Orsini

Direção de produção: Gian Orsini

Montagem: Marcelo Coutinho

Fotografia: Diego Benevides

Direção de arte: Diego Benevides, Marcelo Coutinho

Mixagem: **Work in Progress**

Som direto: Gian Orsini

Edição de som: **Work in Progress**

Figurino: Mariah Benáglia

Elenco: Fernando Teixeira, Mariah Benáglia, Abraão Bahia Lima

Ficha técnica - Pedra Polida

Roteiro: Danny Barbosa

Empresa produtora: Daniel Alex Barbosa 01846679419

CNPJ: 30.116.684/0001-52

Produção executiva: Diego Lima e Sidney Ruffino

Direção de produção: Carolina Porto

Montagem: Edson Lemos Akatoy

Fotografia: Luís Barbosa

Direção de arte: Thiago Costa

Mixagem: Isadora Torres

Som direto: Ismael Farias e Juca Gonzaga

Edição de som: Isadora Torres

Cenografia: Thiago Costa

Figurino: Thiago Costa

Elenco: Sophia Williams, Suzy Lopes, Paulo Phillipe, Margarida Santos, Laís Vieira, Márcio di Paula, Buda Lira, Fernanda Ferreira, Alison Bernardes

Os filmes foram distribuídos nas mostras: Homenagem, Aurora, Olhos Livres, Cinema Mutirão,, Autorias, Foco, Panorama, Foco Minas, Praça, Formação,  Sessão Debate, Jovem, Valores, Regional e Mostrinha. 

Mais sobre a mostra:

https://mostratiradentes.com.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias