A sessão do Cineclube O Homem de Areia apresenta o documentário português "José e Pilar", com direção de Miguel Gonçalves Mendes. A exibição será nesta quarta-feira (1º), às 19h30, no auditório da Fundação Casa de José Américo (FCJA), no Cabo Branco. A entrada é gratuita. Ao final, o filme será comentado pela professora Analice Pereira, conselheira do Cineclube. O quiosque do Restaurante Muxima funcionará a partir das 18h30.
O documentário é sobre o escritor português e Prêmio Nobel de Literatura José Saramago e sua última mulher, a jornalista espanhola Pilar Dele Rio, 28 anos mais jovem. Segundo parte do comentário de Analice, o filme aborda amor, amizade, companheirismo, cumplicidade e compromisso com a humanidade. "É um filme sobre duas pessoas humanistas por excelência", destacando que "Amor, em José e Pilar, está no coração, na mente e no corpo. No pensar e no agir".
Considerado o Melhor Filme Português, em 2010, pela Revista Visão e entre os cinco melhores pela Time Out, traz no elenco José Saramago, Pilar Dele Rio, Gael García Bernal e Fernando Meirelles. A sessão do Cineclube da FCJA acontece às primeiras quartas-feiras do mês, em sessão única e entrada gratuita.
SERVIÇO
José e Pilar 125 min
Diretor: Miguel Gonçalves Mendes
Ano de produção: 2O10
Classificação: Livre
Entrada gratuita
Mín. 24° Máx. 29°