Quarta, 08 de Dezembro de 2021
83 9 9869-1587
Geral Coronavírus

Butantan começa a produzir hoje primeiro lote de 1 milhão de doses da ButanVac

Imunizante ainda não foi aprovado pela Anvisa para realizar os testes clínicos

28/04/2021 15h11 Atualizada há 7 meses
Por: Redação Fonte: CNN Brasil
Butantan começa a produzir hoje primeiro lote de 1 milhão de doses da ButanVac

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (28) o início da produção da vacina Butanvac -- o primeiro imunizante fabricado integralmente no Brasil pelo Instituto Butantan. O anúncio ocorre antes mesmo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar os testes do imunizante em humanos e, consequentemente, o uso emergencial a partir dos primeiros resultados.

De acordo João Doria (PSDB), o instituto iniciou hoje a produção de 1 milhão de doses do imunizante. Ainda segundo o governador paulista, o estado entregará 18 milhões de doses da vacina até a primeira quinzena de julho, data prevista para conclusão do processo de análise das características da vacina pela Anvisa e entrega do parecer sobre a permissão para uso emergencial, ou definitivo. 

Além de anunciar o início da produção do imunizante, João Doria garantiu que o Instituto Butantan possui capacidade para produzir, no mínimo, 40 milhões de doses da vacina Butanvac e entregá-las ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) no segundo semestre deste ano. Segundo o governador é possível que a produção atinja de 100 a 1500 milhões de doses ainda este ano.

A Butanvac é desenvolvida com a mesma tecnologia utilizada na vacina contra a gripe e, segundo o Instituto Butantan, conseguirá neutralizar a variante P.1 do coronavírus. A organização estuda meios dela ser produzida para imunizar a população com apenas uma dose.

A vacina Butanvac será desenvolvida a partir da modificação genética da estrutura básica do vírus que se expressa na proteína S. O Butantan avalia que a utilização da mesma tecnologia utilizada na vacina contra a gripe pode baratear os custos de produção e aumentar o potencial de imunização, além de ser adaptável no combate a eventuais novas variantes do vírus.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias