Sábado, 27 de Novembro de 2021
83 9 9869-1587
Polícia Senado Federal

Veneziano Vital do Rêgo é eleito 1º vice-presidente do Senado Federal

Em uma votação secreta, o político paraibano obteve 40 votos, contra 33 do senador Lucas Barreto (PSD), do Amapá.

03/02/2021 08h08 Atualizada há 10 meses
Por: Redação Fonte: Notícia Paraíba
Veneziano Vital do Rêgo é eleito 1º vice-presidente do Senado Federal

O senador Veneziano Vital do Rêgo foi eleito na tarde desta terça-feira (02), 1º vice-presidente do Senado Federal. 

Em uma votação secreta, o político paraibano obteve 40 votos, contra 33 do senador Lucas Barreto (PSD), do Amapá. A eleição foi feita de forma presencial, com os votos secretos de 77 senadores. Normalmente a regra adotada é a de maioria absoluta dos votos dos senadores, ou seja, 41 votos para que alguém seja eleito. Como quatro parlamentares não puderam estar presentes, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) sugeriu que fosse adotada a maioria simples, que leva em conta o número de senadores presentes. A sugestão foi acatada pela Presidência, com a concordância dos candidatos.

Com o resultado, Veneziano é agora, na cadeira de vice-presidente, o substituto imediato do novo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM), de Minas Gerais. 

Perfil

Nascido em Campina Grande (PB) em 1970, Veneziano é formado em Direito e começou cedo na política, elegendo-se vereador aos 27 anos. Além de dois mandatos de vereador por Campina Grande, foi duas vezes prefeito da cidade e deputado federal por um mandato, antes de eleger-se senador em 2018.

Como vice-presidente do Senado, ele terá a missão de substituir o presidente nas ausências. Ele não fará parte, no entanto, da Mesa do Congresso Nacional, que é presidido pelo presidente do Senado. O cargos são preenchidos alternando integrantes das Mesas das duas Casas legislativas, cabendo ao vice-presidente da Câmara a Vice-Presidência do Congresso. 

 

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias