Sexta, 28 de Janeiro de 2022
83 9 9869-1587
Política Brasília

MPF apresenta pedido de absolvição de ex-presidente Lula

O Ministério Público Federal entendeu que não há nenhum indício de que o ex-presidente tenha praticado corrupção passiva.

29/05/2021 07h56 Atualizada há 8 meses
Por: Redação Fonte: Brasil 247
MPF apresenta pedido de absolvição de ex-presidente Lula

O Ministério Público Federal entendeu que não há nenhum indício de que o ex-presidente tenha praticado corrupção passiva ao editar a Medida Provisória 471, que prorrogou por cinco anos benefícios tributários destinados a empresas do setor automobilístico, como ele é acusado em investigação sobre o caso e pediu que a Justiça lhe absolva da acusação. A MP foi editada por Lula em 2009 quando ele ainda era o presidente da República.

“Desta forma, afigura-se imperiosa a afirmação da cláusula in dubio pro reo em favor dos acusados. O conjunto probatório produzidos nos autos, a despeito de corroborar a tese acusatória de que a edição da Medida Provisória nº 471/2009 foi comprada por corrupção, falha em produzir uma prova acima de qualquer dúvida razoável de que o produto do crime de corrupção passiva foi efetivamente entregue em favor do Partido dos Trabalhadores, por solicitação dos réus LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA e GILBERTO CARVALHO”, diz trecho da manifestação do MPF.

Segundo a denúncia do MPF, R$ 6 milhões teriam sido prometidos ao ex-presidente Lula e a Gilberto Carvalho em troca da mudança na lei do setor automotivo. A denúncia foi apresentada pelo MPF-DF no dia 8 de setembro e é parte do desdobramento da operação Zelotes.

Também foram denunciados e viraram réus o ex-chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, por corrupção passiva; e Mauro Marcondes e Alexandre Paes dos Santos, o ex-conselheiro do Carf José Ricardo da Silva e os executivos das montadoras Carlos Alberto de Oliveira Andrade e Paulo Arantes Ferraz, todos por corrupção ativa. Nas alegações finais apresentadas à Justiça, o MPF pediu a absolvição de todos.

Leia também:

Jovem de 23 anos é assassinado com vários tiros em campo de futebol, na Paraíba

Walkyrya Santos fará abertura da programação do São João virtual de Campina Grande

Contador preso por engano na Paraíba deverá ser solto neste sábado

Internações de idosos com Covid-19 caem devido ao avanço da vacinação na Paraíba

Criminosos matam homem a tiros e levam orelha da vítima, na Paraíba

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias