Sábado, 16 de Outubro de 2021
83 9 9869-1587
Cidades Úrsula

Artista patoense Aurélio Filho lança quadrinhos com temática de luta racial

O lançamento oficial da revista será no Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB, em Sousa, com data ainda a ser definida, por conta da pandemia.

02/06/2021 16h33 Atualizada há 4 meses
Por: Redação
Artista patoense Aurélio Filho lança quadrinhos com temática de luta racial

O desenhista patoense Aurélio Gomes Filho lança mais uma revista em quadrinhos, resultante de um projeto de em parceria com estudantes e professores do IFPB – Campus Sousa. O projeto teve participações de vários artistas, como Alex Souto e Roberto Nascimento, do Coletivo Sertão HQ de Patos, além do acompanhamento na produção de Diassis Pires, da cidade de Coremas – PB e colaborações de vários artistas do nordeste e São Paulo.

A HQ intitulada Úrsula é um projeto dos Cursos de Extensão do IFPB-Campus Sousa, idealizada pela aluna Mariana Ferreira e abraçado por alunos e professores da Instituição e artistas externos e tem por meta contar a história de uma protagonista negra que, após diversas dificuldades encontradas diante da condição de ser mulher e negra, encontra na superação e na valorização de sua trajetória os caminhos para a sua plena conquista e realização.

O título da obra é uma explícita homenagem à primeira escritora afro-brasileira, Maria Firmina dos Reis, professora maranhense que escreveu, em 1859, o romance intitulado Úrsula, obra que dá origem a um lugar institucionalizado (Literatura) capaz de recompor rota de um sem-número de mulheres negras brasileiras que, sem baixar a cabeça para as muitas exclusões históricas, viram na luta contra as dificuldades o itinerário para a autoaceitação.

O lançamento oficial da revista será no Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB, em Sousa, com data ainda a ser definida, por conta da pandemia.

Leia também:

Todas as cidades da Paraíba devem adotar medidas do decreto estadual, alerta procurador

Conselho Regional de Educação Física diz que fechamento de academias é contraditório e vai acionar a justiça para retomar as atividades na Paraíba

Comércio, shoppings e salões fecham nos finais de semana na Paraíba

Academias de ginástica ficam fechadas por 15 dias na Paraíba

Decreto reduz horário de estabelecimentos e apenas serviços essenciais podem funcionar durante o fim de semana, na Paraíba

Pai reconhece corpo do filho achado enterrado com as mãos amarradas e sinais de violência, na Paraíba

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias