Terça, 26 de Outubro de 2021
83 9 9869-1587
Brasil Combate à Covid

Fiocruz prevê 1º lote de vacina 100% nacional contra Covid em outubro

Até hoje, a Fiocruz disponibilizou 47 milhões de vacinas anticovid para o PNI.

02/06/2021 14h11
Por: Redação Fonte: G1
Fiocruz prevê 1º lote de vacina 100% nacional contra Covid em outubro

O diretor de Bio-Manguinhos (Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz), Maurício Zuma, reafirmou nesta quarta-feira (2) a previsão de entregar em outubro  os primeiros lotes da vacina contra covid-19 da AstraZeneca fabricados totalmente no Brasil.

O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva após a chegada do material destinado à fabricação nacional do IFA (ingrediente farmacêutico ativo) do imunizante.

Os bancos de células e de vírus serão utilizados a partir das primeiras semanas de junho na produção, segundo Zuma.

"É um processo longo, de 45 dias pelo menos de produção. Depois tem controle de qualidade aqui no Brasil e fora do Brasil. Este é todo o processo para que a gente em outubro consiga começar a entregar os primeiros lotes da vacina totalmente nacional, que vai nos dar autossuficiência, tirar a nossa dependência de importação."

Atualmente, a Fiocruz depende do IFA da vacina que é importado da fábrica da WuXi Biologics, na China — uma parceira comercial da AstraZeneca.

Todavia, o envio desse IFA sofreu atrasos nos últimos meses, o que chegou a ocasionar a paralisação do envase das vacinas no Brasil.

A transferência tecnológica faz parte de um acordo do governo brasileiro com a AstraZeneca, firmado em agosto do ano passado, no valor de R$ 2 bilhões.

Até hoje, a Fiocruz disponibilizou 47 milhões de vacinas anticovid para o PNI.

Leia também:

Motoboy tem pé e parte da perna amputados após colidir em ambulância, na Paraíba

Todas as cidades da Paraíba devem adotar medidas do decreto estadual, alerta procurador

Conselho Regional de Educação Física diz que fechamento de academias é contraditório e vai acionar a justiça para retomar as atividades na Paraíba

Comércio, shoppings e salões fecham nos finais de semana na Paraíba

Academias de ginástica ficam fechadas por 15 dias na Paraíba

Decreto reduz horário de estabelecimentos e apenas serviços essenciais podem funcionar durante o fim de semana, na Paraíba

Pai reconhece corpo do filho achado enterrado com as mãos amarradas e sinais de violência, na Paraíba

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias