Sexta, 03 de Dezembro de 2021
83 9 9869-1587
Cidades Pandemia

Médico revela que 80% dos pacientes intubados em Patos tem menos de 50 anos

O Complexo Regional Hospitalar de Patos está com a taxa de ocupação de 100% dos leitos Covid

06/06/2021 08h31 Atualizada há 6 meses
Por: Redação Fonte: Portal40Graus
Médico revela que 80% dos pacientes intubados em Patos tem menos de 50 anos

Um dos médicos que atuam na linha de frente no enfrentamento a Covid-19 no Complexo Hospitalar Regional Dep. Janduhy Carneiro de Patos, Pedro Augusto Dias Timóteo, usou suas redes sociais, neste sábado (05), para trazer reflexões sobre o assunto, bem como fazer um alerta sobre o novo momento que enfrentamos quando o número de casos da doença vem subindo de forma avassaladora e ainda, novamente, a média de mortes, sobretudo de pessoas mais jovens.

Dr. Pedro observou que 80% dos pacientes que estão ocupando leitos de UTI Covid em Patos são jovens ou pessoas com menos de 50 anos, produtivos, saudáveis e alguns sem comorbidades. Algo que não se via antes do início da vacinação quando a maioria era de idosos. “Chegamos ao momento de termos todos os leitos de UTI ocupados por pacientes intubados, sem previsão de alta e torcendo para que também não haja mortes, 80% destes são jovens com menos de 50 anos, produtivos, saudáveis e alguns sem comorbidades”, revelou ele.

Ainda de acordo com ele, a UPA Otávio Pires de Lacerda está com pacientes intubados, algo que não vinha se registrando, justamente por falta de leitos suficientes na Rede Hospitalar Estadual que chegou ao fim de semana com 100% dos leitos de UTI ocupados.

Ele revelou ainda que mais de 40 solicitações por dia de vagas de UTI, SAMU, são feitas sem ter para onde levar.

Patos iniciou junho com números alarmantes da doença. Foram 300 casos e 8 mortes em 4 dias apenas. Ou seja, é uma média de 75 casos por dia e duas mortes diárias. Algo jamais visto desde o início da pandemia em março do ano passado.

Desde a última segunda-feira e até a sexta-feira (04) se manteve a taxa de ocupação de 100% dos leitos de UTI Covid e uma média de 80% a 95% de ocupação dos leitos de Enfermaria Clínica Covid. Nesta sexta-feira, a taxa de ocupação nas enfermarias do isolamento é de 85%.

Aumento de casos

“Há duas semanas que estamos vivenciando esse aumento de casos e uma procura pelos leitos de internamento Covid de pessoas que ficaram doentes e precisam do suporte do hospital, principalmente, de casos graves tanto que nossos leitos de UTI permanecem com a máxima ocupação desde segunda-feira”, afirma o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.

Sobre leitos

O boletim do setor de isolamento Covid da sexta atestava que 32 leitos de UTI Covid disponíveis no Complexo todos estavam ocupados. Em relação aos leitos de enfermaria Covid, no Complexo, dos 34 leitos, 28 estavam com pacientes, enquanto que no Noaldo Leite, dos 12 leitos disponíveis, resta apenas uma vaga, já que há 11 pacientes internados com coronavírus.

“Já algum tempo sem me pronunciar nas redes sociais, mas o momento é de dor, mas não de fraqueza, ontem perdi um dos meus melhores amigos, provavelmente eu o dei o seu último abraço antes do mesmo ser intubado, nós estamos passando pelo pior momento da pandemia na nossa região, somos limitados em recurso humanos e materiais”, disse Dr. Pedro Augusto.

"Ainda temos alguém que não foi atingido por esta enfermidade? Ainda temos alguém que não se sensibilizou com o momento? Este momento é de oração e de comunhão", refletiu.

Leia também:

Prefeitura de João Pessoa vai recorrer da decisão que determinou o fechamento de academias na capital

Bar que estava aberto e transmitindo jogos é multado e interditado por 7 dias, em João Pessoa

Com mais 29 mortes, Paraíba ultrapassa 7.800 óbitos por Covid-19

Justiça decide que bares e restaurantes de João Pessoa só vão funcionar até às 16h durante a semana

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias