O Rio Grande do Sul está em alerta máximo nesta segunda-feira, 13, após os rios Taquari e Caí voltarem a transbordar. Além disso, o nível do Guaíba pode atingir um novo recorde. De acordo com a Defesa Civil, a chuva forte pode provocar novos alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas.
O órgão alerta para que a população retire os "eletroeletrônicos da tomada durante os temporais, e feche bem portas e janelas".
O governador Eduardo Leite (PSDB) gravou um vídeo nas redes sociais e manifestou preocupação com a previsão de novas enchentes e deslizamentos na Região da Serra e dos Vales.
"Não é hora de voltar para casa, de estar em área de risco. As áreas de encostas de morro precisam ser evitadas porque o solo está encharcado. Os riscos de deslizamentos são reais", alerta o gestor estadual.
Nesta semana, Porto Alegre pode registrar uma nova cheia histórica, com a possibilidade do Guaíba atingir 5,5 metros nas próximas 48h, ultrapassando o pico de 5,3 metros do último dia 5.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden) emitiu, neste domingo, 12, um novo alerta de riscos hidrológicos e geológicos muito altos no estado. O rio Taquari ultrapassou os 26 metros em Lajeado, e o Caí, que já está em cota de inundação, apresenta elevação significativa, gerando inundações severas, segundo a Defesa Civil do estado.
A região Sul do estado também está em alerta. O Canal São Gonçalo, em Pelotas, bateu a marca de 2,88 metros, o mesmo nível da enchente de 1941. Eduardo Leite alertou para a invasão das águas nas cidades de São Lourenço do Sul, Pelotas, São José do Norte e Rio Grande.
Mín. 22° Máx. 26°
Mín. 22° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 26°
Chuvas esparsas