Quarta, 23 de Junho de 2021
83 9 9869-1587
Brasil Vacinação

Saiba qual é a primeira capital do Brasil a vacinar pessoas com menos de 30 anos sem comorbidades

Serão, ao todo, 41 horas seguidas de vacinação.

11/06/2021 13h26
Por: Redação Fonte: G1
Saiba qual é a primeira capital do Brasil a vacinar pessoas com menos de 30 anos sem comorbidades

São Luís vai se tornar nesta sexta-feira (11), a primeira capital do país a vacinar pessoas abaixo dos 30 anos, sem comorbidades, contra a Covid-19. Os dados são de um levantamento foi feito com base em dados divulgados do calendário de vacinação das 26 capitais e do Distrito Federal.

Nesta sexta-feira, serão vacinadas pessoas a partir com 29 anos ou mais sem comorbidades. A vacinação deste público-alvo começa a partir das 19h, pelo sistema drive-thru, no Pátio Norte Shopping. O mutirão de imunização segue até às 12h do domingo (13).

Serão, ao todo, 41 horas seguidas de vacinação. Além de São Luís, a vacinação também abrange a população dos outros três municípios da Grande Ilha (São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa).

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, afirmou ao G1 na quinta-feira (10), que na próxima semana, pessoas a partir de 25 anos sem comorbidades, já serão vacinadas. Com isso, a prefeitura da capital abriu o cadastro de vacinação para este público-alvo.

A expectativa, segundo o calendário de vacinação divulgado pela Secretaria Municipal de São Luís (Semus), é que a partir de segunda-feira (14), pessoas com 29 e 28 anos já sejam vacinados na capital maranhense.

De acordo com os dados do 'vacinômetro', divulgados na quinta-feira, São Luís aplicou 534.961 doses de vacinas contra a Covid-19. Ainda nessa quinta, a capital maranhense bateu um novo recorde e vacinou, em um único dia, 19.260 pessoas.

Desde o início da campanha de imunização contra o novo coronavírus, a capital maranhense recebeu 593.447 doses dos imunizantes. A prefeitura afirma, que a taxa de vacinação na capital, é de 90,14%.

Veja, abaixo, a faixa-etária de vacinação contra a Covid-19 nas 26 capitais e no Distrito Federal:

Rio Branco (AC) - 60 anos

Maceió (AL) - 52 anos

Manaus (AM) - 50 anos

Macapá (AP) - 55 anos

Salvador (BA) - 51 anos

Fortaleza (CE) - 41 anos

Brasília (DF) - 58 anos

Vitória (ES) - 50 anos

Goiânia (GO) - 52 anos

São Luís (MA) - 29 anos

Cuiabá (MT) - 55 anos

Campo Grande (MS) - 50 anos

Belo Horizonte (BH) - 56 anos

Belém (PA) - 57 anos

João Pessoa (PB) - 50 anos

Curitiba (PR) - 56 anos

Recife (PE) - 43 anos

Teresina (PI) 55 anos

Rio de Janeiro (RJ) - 54 anos

Natal (RN) - 57 anos

Porto Alegre (RS) - 55 anos

Porto Velho (RO) - 60 anos

Boa Vista (RR) - 60 anos

Florianópolis (SC) - 53 anos

São Paulo (SP) - 60 anos

Aracaju (SE) - 55 anos

Palmas (TO) - 60 anos

Mutirão da vacinação

Desde maio, São Luís iniciou um mutirão de vacinação contra a Covid-19, após a confirmação de seis casos da variante indiana em tripulantes do navio 'MV Shandong da Zhi' atracado na costa maranhense.

Por conta de complicações no estado de saúde de um dos tripulantes de 54 anos, ele precisou ser internado em um hospital privado de São Luís. Os outros, seguiram em quarentena no navio. Segundo o governo do Maranhão, não houve transmissão local da variante no estado.

Após a confirmação dos casos, o Ministério da Saúde enviou 300 mil doses extras de vacinas AstraZeneca/Oxford, do que estava previsto inicialmente no Plano Nacional de Imunização (PNI). Todas as doses foram destinadas aos quatro municípios da Grande Ilha.

Com isso, a cobertura vacinal foi ampliada em São Luís. O aumento na procura pelas doses e a abertura de novos públicos-alvo, foram abertos novos pontos de vacinação foram abertos na capital. Até o momento, o município possui nove locais de vacinação espalhados em toda a capital.

Outro ponto é que a população em cada faixa etária é diferente em cada capital do país. Em São Luís, por exemplo, o grupo de pessoas acima de 30 anos não é o maior. Segundo o Censo 2010 do IBGE, a maior parte da população da capital maranhense está na faixa etária entre 29 e 20 anos de idade, onde a vacinação ainda está no início.

Leia também:

Polícia Civil abre inscrições para concurso com 1.500 vagas e salário inicial de R$ 3.732 no Ceará

Tio é assassinado a tiros na frente do sobrinho durante assalto na Paraíba

Marido da diretora do Hospital Santa Isabel morre de Covid duas semanas depois de perder a mulher para a doença

Primeira parcela do 13º salário de todos servidores da Paraíba será paga nesta sexta

Mais de 300 pessoas já morreram em Santa Rita por complicações da Covid desde o início da pandemia

Paraíba deve abrir concursos para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros com 1,4 mil vagas

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias