Quinta, 16 de Setembro de 2021
83 9 9869-1587
Brasil Imunização

Três milhões de doses da vacina da Janssen serão enviadas ao Brasil pelos EUA

A Previsão é a de que os imunizantes cheguem ao Brasil nesta terça-feira (15).

12/06/2021 16h57
Por: Redação Fonte: G1
Três milhões de doses da vacina da Janssen serão enviadas ao Brasil pelos EUA

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, FDA, aprovou neste sábado (12) o envio de 3 milhões de doses da vacina da Janssen ao Brasil. A previsão é a de que os imunizantes cheguem nesta terça-feira (15) ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Nesta quinta-feira (10) a Johnson & Johnson anunciou que a agência reguladora dos Estados Unidos aumentou de três para quatro meses e meio o prazo de validade da vacina contra Covid-19 da Janssen.

Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas serão distribuídas para as capitais por conta da logística e têm validade até o dia 27 de junho, mas a Anvisa estuda prorrogar esse prazo, acompanhando a FDA.

Como este imunizante é aplicado em dose única, uma aplicação da vacina da Janssen equivale a duas doses das demais vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil (Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca).

O que já se sabe sobre o imunizante da Janssen e o acordo feito com o Brasil:

Total de doses: O acordo entre a farmacêutica e o governo é de um total de 38 milhões de doses a serem entregues no segundo semestre

Capitais: Por causa da validade curta do lote de 3 milhões, o Ministério aconselha que os estados apliquem as vacinas do lote antecipado somente nas capitais e de maneira rápida

Desembarque: O carregamento deverá chegar pelo aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Na terça-feira (8), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou durante o seu depoimento à CPI da Covid que o lote com as de doses da Janssen tem validade até 27 de junho, que consultou os conselhos de saúde antes de aceitar a remessa e que o país corria o risco de perder as vacinas se houvesse demora no posicionamento do FDA.

No dia 4 de junho, Queiroga anunciou que o governo conseguiu antecipar com a farmacêutica a entrega de 3 milhões - de 38 milhões de doses - da vacina para junho, mas não informou na ocasião que o prazo de validade expirará no final do mês.

Logística

Assim que chegarem ao Brasil, as vacinas serão enviadas ao centro de distribuição logístico de Guarulhos, onde serão inspecionadas pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) que testará a qualidade das doses.

A previsão é a de que o imunizante comece a ser distribuído aos estados em 48 horas, ou seja, nesta quinta-feira (17).

A vacina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial da vacina da Janssen em 31 de março de 2021. A Johnson & Johnson anunciou que o imunizante teve 66% de eficácia em prevenir casos moderados e graves.

Antes da Anvisa aprovar o uso da vacina, o Ministério da Saúde já havia assinado o contrato com a Janssen no dia 15 de março de 2021. Ao todo, está prevista a entrega de 38 milhões de doses.

Com relação a temperatura de armazenamento e transporte da vacina não oferece desafios à logística, uma vez que pode ser mantida entre 2ºC e 8ºC em por até três meses.

Leia também:

Coronavírus mata mais 37 paraibanos e mais de 2 mil são contaminados nas últimas 24 horas

Mais um prefeito da Paraíba morre vítima da Covid-19

Incêndio atinge lojas no shopping popular do Varadouro e seis lojas ficam destruídas, em João Pessoa

Casa do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, é arrombada na Paraíba

Suspeito é morto a tiros durante tentativa de assalto a agência bancária na Paraíba

Vereadora de cidade da Paraíba é intubada em UTI é com 80% do pulmão comprometido pela Covid-19

Polícia Civil abre inscrições para concurso com 1.500 vagas e salário inicial de R$ 3.732 no Ceará

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias