Sábado, 27 de Novembro de 2021
83 9 9869-1587
Geral Alpha

Novas amostras serão coletadas para investigar se existem outros casos da variante Alpha na Paraíba

Os resultados de exames são enviados para a Fiocruz, onde é realizado o sequenciamento e a identificação das variantes em circulação no território brasileiro.

16/06/2021 17h43
Por: Redação Fonte: Notícia Paraíba
Novas amostras serão coletadas para investigar se existem outros casos da variante Alpha na Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta terça-feira (15), a circulação da variante do Reino Unido, também conhecida como variante Alpha, na Paraíba. 

A mutação do coronavírus foi identificada em um jovem de 19 anos que mora em João Pessoa e teve os primeiros sintomas no dia 23 de março e evoluiu para a cura. 

Após a confirmação do caso na Paraíba, o coordenador do Laboratório de Vigilância Molecular Aplicada (Lavimap) da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus I, em João Pessoa, Prof. João Felipe Bezerra, informou que serão selecionadas mais amostras para enviar à Fiocruz para sequenciamento do vírus. 

Segundo o coordenador, o objetivo é investigar se existem outros casos da variante Alpha na Paraíba, e a partir daí, monitorar essa variante, suas características, como a transmissibilidade, assim como investigar se ela tem a capacidade de escape do sistema imunológico, que é a capacidade de ‘fugir’ dos anticorpos produzidos por pacientes que já tiveram a infecção. 

O monitoramento de amostras do novo coronavírus faz parte da Rede Nacional de Sequenciamento Genético para Vigilância em Saúde. Os resultados de exames são enviados para a Fiocruz, onde é realizado o sequenciamento e a identificação das variantes em circulação no território brasileiro. 

A variante Alpha, identificada pela primeira vez em Kent, no Reino Unido, já havia demonstrado que mutações podem ter uma capacidade bem maior de contágio.  Essa mutação do novo coronavírus é 50% mais transmissível do que as variantes que já existentes. 

Leia também:

Com Covid, prefeito de Cajazeiras tem piora no quadro de saúde, é intubado e será transferido para São Paulo

Homem é morto a tiros e ex-enteado é suspeito de cometer o crime devido as ameaças que vítima fazia a mãe, na Paraíba

Jovens de 18 e 23 anos suspeitos de praticarem 20 assaltos em um dia são presos após troca de tiros com PM de folga, na Paraíba

Prefeito da Paraíba é transferido para UTI para tratar Covid-19 após piora dos sintomas

Adolescente de 16 anos recebe alta após passar duas semanas intubada em UTI com Covid-19, na Paraíba

Gravação de um show com mais de 50 pessoas é encerrada pela PRF e organizador do evento é detido, na Paraíba

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias