22°C 27°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Ministro Barroso realiza palestra para cerca de 500 Estudantes da Rede Pública sobre como fazer a diferença no mundo

Nesta sexta-feira (14), o Centro de Formação dos Professores em Mangabeira, João Pessoa, sediou uma palestra com o Ministro Luís Roberto Barroso, p...

14/06/2024 às 13h37
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Nesta sexta-feira (14), o Centro de Formação dos Professores em Mangabeira, João Pessoa, sediou uma palestra com o Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O evento contou com a presença de cerca de 500 estudantes do ensino médio rede pública da Paraíba, além do vice-governador Lucas Ribeiro, do secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, entre outras autoridades estaduais e nacionais, e teve como foco inspirar e abrir novas perspectivas para os jovens participantes.

Ao dar início ao evento, o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, destacou a importância da ocasião, ressaltando o privilégio de receber uma das maiores autoridades do Judiciário brasileiro. “Esse é um momento extremamente importante, em que a gente recebe a maior autoridade do Judiciário do país, o presidente do Supremo Tribunal Federal, para abrir ainda mais a mente dos nossos estudantes, uma oportunidade de escutar a experiência de quem está enfrentando grandes debates nacionais. Tenho certeza que foi um momento único para os nossos estudantes paraibanos”, afirmou.

A programação iniciou com uma apresentação musical do grupo de professores do Projeto PRIMA. Em seguida, a estudante da Escola Cidadã Integral Técnica Olivina Olívia, Carla Thays dos Anjos Silva, foi convidada a fazer uma fala de abertura. Ela destacou a relevância do encontro e expressou a gratidão dos alunos pela oportunidade de aprender diretamente de um representante tão importante do sistema judicial brasileiro. Carla reforçou o impacto positivo que palestras como essa têm na formação crítica e cidadã dos jovens estudantes paraibanos.

“Essas iniciativas do Governo do Estado não só melhoram a qualidade do ensino, mas também fortalecem a nossa cidadania, pois nos preparam para participar ativamente da sociedade. E com isso, faz com que a gente, por meio da cidadania, possa escolher os nossos representantes. Esses representantes que a gente tem que escolher para que possam continuar investindo em programas educacionais que visem melhorar a educação e o nosso futuro. A educação é a base para um futuro melhor e, através dessas políticas públicas bem-sucedidas, estamos dando passos para esse futuro, para que juntos possamos continuar lutando por uma educação de qualidade e por uma sociedade mais justa e inclusiva”, discursou.

O tema da palestra do Ministro Luís Roberto Barroso foi "Como Fazer a Diferença para si próprio, para o Brasil e para o Mundo". Durante sua exposição, Barroso compartilhou aspectos de sua trajetória pessoal e profissional, oferecendo uma perspectiva sobre o papel do Direito e da Justiça na sociedade. Ele também abordou temas atuais, refletindo sobre os desafios e responsabilidades dos jovens no contexto nacional e global, incentivando-os a serem agentes de mudança em suas comunidades.

Luís Roberto Barroso, além de presidente do STF, é professor titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tem uma carreira acadêmica e jurídica de destaque, com passagens por instituições como Yale, Harvard e a Universidade de Poitiers. Suas contribuições para o Direito Constitucional são amplamente reconhecidas, e sua presença na Paraíba reforça o compromisso do estado com a educação de qualidade e a formação integral dos seus estudantes.

O estudante Vinicius Souza, da Escola Técnica Estadual de João Pessoa, esteve entre os alunos atentos à palestra. “Foi inspiradora! Na minha perspectiva, ele trouxe uma ideia muito realista e pé no chão sobre o que a gente está vivendo e sobre o que ele viveu. Ele fez um breve resumo sobre a vida dele e eu consegui me identificar em várias coisas, principalmente na questão de reconhecer os limites que a gente tende a se cobrar muito, principalmente quando é jovem”.

Vinicius completou dizendo o quanto o ministro conseguiu se conectar com os estudantes. “Ele contou um pouco sobre sua jornada e nessa jornada dá pra perceber que ele mudou de ideia várias vezes. Então, foi uma coisa que me ajudou muito porque eu tinha essas dúvidas. Eu tenho essas dúvidas sobre qual carreira eu quero seguir. Nós estudantes temos. Então, nessa questão pessoal eu acho que ajudou muito no nosso conhecimento pessoal e na nossa perspectiva sobre o futuro”, finalizou.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias