Minas é logo ali. Não, Minas é logo aqui. O que une esses dois estados Paraíba e Minas Gerais não foram apenas fatos históricos da política do Café com Leite, mas a culinária que tanto deixa com água na boca, aqueles que experimentam dela.
Unem-se também pela hidrografia da Serra da Canastra, nascedouro do Rio São Francisco. Um mar de água a perder de vista, mas que começa a conta- gotas, como deve ser a amizade entre os povos; um tiquinho diário de carinho, atenção, compreensão. Como se temperando um prato de sopa.
Por falar em sopa, tomei dia desses uma das melhores da minha vida. Primeiro, porque nunca tinha experimentado caldo de legumes com carne de sol, tempero com jeitinho mineiro de ser, unindo ingredientes da Paraíba, terra onde o sol nasce primeiro, com o atendimento mineirinho de ser.
Pois, após apenas perguntar, um dos “netos” da Vó Florinda -esse nome e fictício?! Seu jeito doce de vó não- já me trouxe numa xícara uma degustação, no que após saborear já encomendei para uma amiga dodói, uma sopa pra viajem, e ainda ganhei um bolo de queijo.
Conversa vai, conversa vem. Falei-lhes de mineiros que conheço. Carla Antinori, do sul de Minas; Talita, minha amiga de trabalho. Nisso chega mais uma da família, que reside em Paulista, Pernambuco. Vê que mistura boa? Minas, Paraíba, Pernambuco e Paulista.
Vamos conhecer melhor esse time campeão? Da esquerda para direita: Juliany, Conceição, Ronaldo (mais atrás), João Carlos, Bárbara, Charles, esse que vos escreve e Patrícia. Indo Funcionários 2, antes do Cestão, olhar a direita; vindo pelo Geisel, após o Cestão olhar a esquerda. Pronto. Doces, bolos, tortas, salgados, janta e sopa, vos esperam.
Nisso, chega Jerônimo (nome de cabra da peste) esposo da Bárbara, que ao me ver tirando fotos pergunta se sou candidato a vereador. Disse que não, mas deveria ter respondido como fez meu amigo’poeta Saulo Mendonça, um dos maiores haicadista do Brasil:
Segue dele o poema japonês de três versos: “Vereador é uma coisa, que causa muita dor, então, não verei’ador”. Complemento dizendo: Prefiro’eito tomar da sopa da mulher do vô, que nós faz voar como um condor, de tanto sabor. Rimou?
Charles Pereira
Pastor/Doutor em Teologia
Especialista em Direitos Humanos
Membro: Global Academy Of Letters
João Pessoa, 09/07/24, Inverno Brasileiro.
Mín. 22° Máx. 26°
Mín. 22° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 26°
Chuvas esparsas