21°C 26°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Secretaria de Educação da Paraíba participa de Encontro de Formação do Transporte Escolar promovido pelo Cecate NE

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) está marcando presença no Encontro de Formação do Transporte Escolar para Gestores e Conselh...

09/07/2024 às 19h22
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) está marcando presença no Encontro de Formação do Transporte Escolar para Gestores e Conselheiros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Cacs Fundeb). O evento, que ocorre nesta terça-feira (09) e quarta-feira (10), na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), marca também a implantação do Polo Campina Grande do Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar da Região Nordeste (Cecate Nordeste). A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves.

Durante a abertura, os presentes destacaram a importância da formação contínua para a gestão dos programas federais Caminho da Escola e Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). O evento, transmitido ao vivo pelo canal Cecate Nordeste TV, tem como objetivo capacitar gestores e conselheiros, garantindo uma administração eficiente e segura do transporte escolar. A área de abrangência do novo polo inclui 72 municípios, somando-se aos polos de João Pessoa, Patos e Sousa-Cajazeiras, que juntos coordenarão as ações do Cecate Nordeste na Paraíba.

O secretário executivo de Cooperação com os Municípios da SEE-PB, Erivonaldo Alves, ressaltou em seu discurso a relevância do evento para a educação paraibana. Ele destacou a necessidade de formar e valorizar todos os profissionais envolvidos no transporte escolar, que desempenham um papel fundamental na segurança e bem-estar dos estudantes. Atualmente, a educação paraibana apoia mais de 51 mil alunos por meio de convênios com 201 municípios para o transporte escolar. No total, são 23 consórcios que contribuem significativamente para uma boa alimentação escolar. Este ano, a SEE-PB ainda aumentou em 40% o valor dos convênios em comparação a 2013, tornando-os mais atrativos.

“A educação é formada por um conjunto de ações e pessoas. Defendemos a cada minuto e segundo nossos alunos em sala de aula, e tudo começa pelo transporte escolar. Espero que possamos ter respostas positivas e aumentos nos recursos para atender melhor nossos alunos. Nós precisamos desse momento aqui. Precisamos formar nossos profissionais, fazendo-os entender a importância de seu papel na educação. Este é o propósito. Estamos aqui para apoiar e garantir que a Secretaria de Educação esteja sempre presente. Somos defensores de que cada minuto e cada dia fazem uma grande diferença na vida de quem tem vontade de aprender e esta é a nossa obrigação: levar o nosso melhor. Aqui, há pessoas que buscam e querem fazer o melhor pela educação, por isso é tão importante essa união”, destacou o secretário.

A programação completa desta terça-feira incluiu palestras e diálogos sobre os direitos à educação escolar, a gestão dos programas de transporte e as atividades específicas dos gestores e conselheiros. O professor Poty Lucena, coordenador-geral do Cecate Nordeste, apresentou a palestra "Cecate Nordeste - Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar da Região Nordeste", destacando os avanços e desafios na gestão do transporte escolar na região. Na parte da tarde, os participantes puderam observar exposições e participar de diálogos sobre as atividades específicas realizadas pelos gestores dos programas de transporte escolar e do Cacs Fundeb.

Ainda durante o evento, aconteceu a entrega dos Certificados de Parceria, que reconhecem a contribuição dos parceiros do Cecate Nordeste. O secretário Erivonaldo Alves, representando a SEE-PB, recebeu o certificado das mãos da professora Kelli Consuelo, em agradecimento ao apoio da equipe do Núcleo de Gestão do Transporte Escolar da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. Também foram agraciados o secretário de Planejamento e Orçamento da UFCG, Professor Vinicius Farias Moreira, e o Promotor de Justiça do Ministério Público de Campina Grande, Raniere da Silva Dantas, entre outros.

O Encontro de Formação continua nesta quarta com a recepção e credenciamento dos participantes, seguido de palestras sobre a gestão educacional e o sistema eletrônico de gestão do transporte escolar. A programação se encerrará com uma avaliação e discussão dos próximos passos para o fortalecimento das políticas de transporte escolar na região. A próxima parada do Cecate Nordeste será em Fortaleza, onde novos encontros de formação serão realizados, expandindo ainda mais o alcance e impacto da iniciativa.

Sobre o Cecate Nordeste- O projeto é uma iniciativa do FNDE que visa fortalecer as políticas nacionais de transporte escolar por meio dos Centros Colaboradores de Apoio ao Transporte Escolar (CECATE). Coordenado pela Universidade Federal do Oeste da Bahia, o projeto se destaca por sua abordagem descentralizada, alinhada com a missão do FNDE de promover o acesso à educação em todo o país. O projeto cobrirá toda a região Nordeste, abrangendo os nove estados e mais de 1.700 municípios. A finalidade do evento de formação na Paraíba e nos outros estados é realizar atividades de capacitação para os profissionais que trabalham com as políticas de transporte escolar e melhorar o acesso à educação na região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias