Terça, 24 de Maio de 2022
83 9 9869-1587
Geral Gesto de amor

Mãe volta a enxergar após filho doar células tronco em transplante raro, na Paraíba

Maria Lopes de Sousa tem 40 anos e apresentava um problema na visão em que a córnea, dos dois olhos, estava coberta por uma membrana vascularizada, impedindo que ela enxergasse. Emanuel de Sousa Alves, de 19 anos, filho de Maria, foi o doador compatível.

26/06/2021 11h06 Atualizada há 11 meses
Por: Redação Fonte: Notícia Paraíba
Mãe volta a enxergar após filho doar células tronco em transplante raro, na Paraíba

Uma mulher de 40 anos que mora na cidade de Itaporanga, Sertão da Paraíba, voltou a enxergar após o gesto de amor do próprio filho.

Maria Lopes de Sousa tinha um problema na visão em que a córnea, dos dois olhos, estava coberta por uma membrana vascularizada, impedindo que ela enxergasse. 

Emanuel de Sousa Alves, de 19 anos, filho de Maria, foi o doador compatível. 

O transplante, considerado raro, foi realizado na Central Estadual de Transplantes, por meio da clínica-escola da Unifacisa, em Campina Grande.

Segundo a direção do hospital, o procedimento de córneas precisou ser precedido de um transplante de células tronco do limbo da conjuntiva e o transplante foi realizadosob a condução do oftalmologista Diego Gadelha, o primeiro procedimento foi realizado seis dias antes do transplante de córneas, no Hospital da Visão, em Campina. 

Foi nessa fase em que o filho entrou em ação ao fazer a doação de células tronco da conjuntiva. “Foi preciso fazer anteriormente o transplante de células tronco, com a retirada da conjuntiva do filho, para poder preparar para o transplante, porque não havia condições antes da superfície receber a córnea”, explicou o especialista. 

Após a primeira cirurgia, foi realizado o cadastro de Maria Lopes junto à Central Estadual de Transplantes como receptora de córneas, vindas de um doador após a morte. O pedido foi atendido como prioridade. O procedimento foi realizado, com sucesso, no último dia 17 de junho.

No retorno ao consultório, Maria, emocionada, já relatava estar enxergando. O filho, Emanuel, falou sobre o gesto de amor pela mãe. “Pela minha mãe eu daria a vida, uma pequena parte do meu olho não é nada demais pra mim, mas pra ela foi muito importante”, garantiu.

 

Atualmente, 419 paraibanos aguardam na fila por uma doação de córneas, e de janeiro a junho deste ano foram realizados 61 transplantes do órgão no estado.

Leia também:

Criança de 10 anos fica ferida após ser atingida por bala perdida enquanto brincava em rua, na Paraíba

Mulher fica gravemente ferida após sofrer acidente de moto, na Paraíba

Jovem de 25 anos é morto com tiros na cabeça dentro de campo de futebol, na Paraíba

Concurso da Polícia Civil da Paraíba terá 1,4 mil vagas e empresa organizadora é divulgada

Professora de 30 anos morre de Covid-19 após passar quase um mês internada, na Paraíba

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 18h27 - Fonte: Climatempo
24°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 29°

24° Sensação
13 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias