Uma mulher de 40 anos que mora na cidade de Itaporanga, Sertão da Paraíba, voltou a enxergar após o gesto de amor do próprio filho.
Maria Lopes de Sousa tinha um problema na visão em que a córnea, dos dois olhos, estava coberta por uma membrana vascularizada, impedindo que ela enxergasse.
Emanuel de Sousa Alves, de 19 anos, filho de Maria, foi o doador compatível.
O transplante, considerado raro, foi realizado na Central Estadual de Transplantes, por meio da clínica-escola da Unifacisa, em Campina Grande.
Segundo a direção do hospital, o procedimento de córneas precisou ser precedido de um transplante de células tronco do limbo da conjuntiva e o transplante foi realizadosob a condução do oftalmologista Diego Gadelha, o primeiro procedimento foi realizado seis dias antes do transplante de córneas, no Hospital da Visão, em Campina.
Foi nessa fase em que o filho entrou em ação ao fazer a doação de células tronco da conjuntiva. “Foi preciso fazer anteriormente o transplante de células tronco, com a retirada da conjuntiva do filho, para poder preparar para o transplante, porque não havia condições antes da superfície receber a córnea”, explicou o especialista.
Após a primeira cirurgia, foi realizado o cadastro de Maria Lopes junto à Central Estadual de Transplantes como receptora de córneas, vindas de um doador após a morte. O pedido foi atendido como prioridade. O procedimento foi realizado, com sucesso, no último dia 17 de junho.
No retorno ao consultório, Maria, emocionada, já relatava estar enxergando. O filho, Emanuel, falou sobre o gesto de amor pela mãe. “Pela minha mãe eu daria a vida, uma pequena parte do meu olho não é nada demais pra mim, mas pra ela foi muito importante”, garantiu.
Atualmente, 419 paraibanos aguardam na fila por uma doação de córneas, e de janeiro a junho deste ano foram realizados 61 transplantes do órgão no estado.
Leia também:
Mulher fica gravemente ferida após sofrer acidente de moto, na Paraíba
Jovem de 25 anos é morto com tiros na cabeça dentro de campo de futebol, na Paraíba
Concurso da Polícia Civil da Paraíba terá 1,4 mil vagas e empresa organizadora é divulgada
Professora de 30 anos morre de Covid-19 após passar quase um mês internada, na Paraíba
Mín. 23° Máx. 29°
Mín. 23° Máx. 29°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 24° Máx. 31°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.