Domingo, 26 de Junho de 2022
83 9 9869-1587
Cidades Coronavírus

Agente de saúde recusa dose de vacina por preferir outra marca, é infectada com a Covid e morre dias depois, na Paraíba

As equipes de imunização tem enfrentado dificuldades para ampliar a cobertura vacinal devido à recusa de parte dos usuários, justamente porque eles querem escolher o laboratório da vacina que vão receber.

08/07/2021 20h49 Atualizada há 12 meses
Por: Redação Fonte: Notícia Paraíba
Agente de saúde recusa dose de vacina por preferir outra marca, é infectada com a Covid e morre dias depois, na Paraíba

Uma mulher que atua como agente comunitária de Saúde da cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa, morreu de Covid-19.

De acordo com o Ministério Público da Paraíba, a agente comunitária de saúde (ACS) se recusou a tomar a vacina disponível, para aguardar a de outro laboratório de sua preferência. Dias depois, ela acabou sendo infectada pelo vírus, não resistiu as complicações da doença e faleceu.

Segundo a secretaria municipal de Saúde de Bayeux, as equipes de imunização tem enfrentado dificuldades para ampliar a cobertura vacinal devido à recusa de parte dos usuários, justamente porque eles querem escolher o laboratório da vacina que vão receber.

Após ficar ciente da situação, o MPPB promoveu, na manhã desta quinta-feira (8), uma audiência por videoconferência com representantes da Secretaria de Saúde de Bayeux para discutir a cobertura vacinal contra a Covid-19.

O órgão recomendou a adoção de medidas por parte do poder público para combater essa prática e a requisitar o envio de relatório sobre todos os agentes comunitários de saúde do município que recusaram qualquer tipo de vacina.

Atualmente, Bayeux está imunizando o público geral a partir dos 38 anos de idade sem comorbidades e de acordo com a secretaria de Saúde, 74% das vacinas recebidas pelo município já foram aplicadas na população e 42,5% contestaram a cobertura vacinal.

O Ministério Público deu cinco dias úteis para que o Município de Bayeux apresente documentos com os percentuais de vacinação contra a covid-19 por grupos e faixas etárias e a relação dos ACSs que se recusaram a receber qualquer tipo de vacina, para que sejam responsabilizados pelos riscos que estão oferecendo à população atendida.

O órgão afirmou ainda que as pessoas que se recusarem a tomar a vacina por escolha de fabricantes ou por crenças ideológicas deverão sofrer punição.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 17h16 - Fonte: Climatempo
28°
Nuvens esparsas

Mín. 21° Máx. 30°

31° Sensação
20 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (27/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol e Chuva
Terça (28/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias