Dois artesãos paraibanos participaram entre os dias 10 e 13 de setembro do salão Ob’Art Plane Commune, um evento itinerante francês que neste ano aconteceu no município de Saint-Ouen, na região metropolitana de Paris. A presença de Teresa Júlio e Alexandre Nogueira no evento foi possível graças a uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, que contou com a intermediação do Consulado da França em Recife.
Ao todo, foram 67 expositores em diversas tipologias do artesanato francês. Com o reforço dos dois paraibanos. Teresa especialista na produção de biojoias com escama de peixe, Alexandre especialista na técnica de marchetaria. Ambos estavam acompanhados do diretor do Museu do Artesanato Paraibano, Fábio Boca, que representava na ocasião o Programa do Artesanato Paraibano.
De acordo com os organizadores do próprio salão, a presença dos dois artesãos paraibanos no evento francês antecipava em alguns meses o Ano Brasil-França 2025, iniciativa cultural conjunta entre os governos federais dos dois países que vai ser realizada ao longo de todo o ano que vem.
Pedro Santos, que é secretário de Estado da Cultura da Paraíba, destacou a força do artesanato paraibano e reafirmou a importância de iniciativas que ampliem as fronteiras dos artistas paraibanos. “É dever do Estado permitir esse intercâmbio, essa circulação do fazer cultural paraibano. A presença do artesanato paraibano em território francês é mais uma dessas iniciativas”, comemorou.
Ele enfatizou também a boa aceitação do artesanato paraibano na França e falou da intenção de ampliar iniciativas como essa. “O produto cultural paraibano é incrível e a prova disso foi o sucesso da participação dos nossos artesãos durante o salão. Queremos ampliar a presença da Paraíba no exterior e essa nossa primeira participação, em Saint-Ouen, inaugura a programação da Paraíba na temporada Brasil-França. Temos ações previstas para o ano que vem nas cidades de Paris, Limoges e Lille”.
Durante a cerimônia de abertura, inclusive, Teresa e Alexandre realizaram demonstrações de suas artes manuais ao público francês. Eles mostraram um pouco de como produzem suas peças e dialogaram sobre o processo criativo e sobre a preocupação recorrente com o meio ambiente. Alexandre, por exemplo, que mexe com peças de madeira, enfatizou o seu trabalho de reaproveitamento consciente de madeiras brasileiras.
Durante o salão, o prefeito de Saint-Ouen, Karim Bouamrane, visitou os estandes da Paraíba e destacou a relação da cidade com o Brasil.
“Há dois anos, a cidade de Saint-Ouen desenvolve uma política de aproximação esportiva, cultural, educacional e ecológica com o Brasil. Conheço o Nordeste brasileiro e é uma honra para nós, depois de ter acolhido a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris, poder receber artesãos da Paraíba”, falou.
Além das vendas realizadas durante o salão, os artesãos paraibanos destacaram a possibilidade de estabelecer conexões com pessoas do mundo todo.
“Recebemos em nosso estande pessoas da Europa, da África e da América do Sul. Saímos com vários contatos para parcerias futuras”, revelou Alexandre.“Chamou atenção a forma dos franceses de expor os produtos. Isso com certeza vai contribuir com o aprimoramento da forma como nós expomos os nossos trabalhos”, completou Teresa.
Mín. 24° Máx. 29°