Para emagrecer em 2 semanas é necessário reduzir calorias do dia a dia, principalmente reduzindo a ingestão de alimentos industrializado e ricos em carboidratos como bolachas, batata frita e refrigerante, por exemplo. Mas para conseguir emagrecer é preciso aumentar a ingestão de frutas, vegetais e alimentos integrais ricos em fibras.
Em 2 semanas é possível perder entre 1 kg e 2 kg de forma saudável, e essa perda de peso pode variar de acordo com o metabolismo da pessoa, do tipo de dieta e da prática de atividades físicas de forma regular. Além de tudo isso, seguindo as mesmas regras, quanto mais acima do peso ideal, mais rápido é o emagrecimento.
Para alcançar o objetivo, é importante associar aos hábitos alimentares novos, atividades aeróbicas, como correr, nadar ou caminhar, por exemplo, que ajudam a utilizar mais energia e queimar a gordura acumulada. Confira uma lista dos melhores exercícios para emagrecer.
Os alimentos que devem ser priorizados para diminuir o peso em 2 semanas são:
Frutas, preferencialmente com casca, como morango, pêssego, cereja, melancia, melão, kiwi, maçã, pera e banana verde, já que é mais rica em fibras;
Vegetais, de preferência os que possuem folhas verdes, como espinafre, rúcula, acelga, alface e couve, além de outros vegetais como brócolis, couve-flor, cenoura, abóbora, abobrinha, vagem e ervilhas;
Proteínas baixas em gordura, como cortes magros de carne vermelha, frango e peru, peixes, ovos e tofu;
Produtos lácteos desnatados e derivados, como leite, iogurte e queijos brancos;
Cereais integrais e legumes, como aveia, centeio, quinoa, arroz integral, pão integral, gérmen de trigo, grão de bico, feijão e lentilha;
Frutos secos e sementes, como nozes, amêndoas, amendoim, castanha, linhaça, semente de girassol, chia, semente de abóbora e gergelim.
Essa alimentação é baseada no consumo de alimentos baixos em calorias, ricos em água, fibras, proteínas e pouca gordura, o que ajuda a aumentar a saciedade, melhorar o trânsito intestinal, aumentar o metabolismo e, assim, diminuir o acúmulo de gordura no corpo.
Outros alimentos que podem acelerar o metabolismo e, assim, favorecer a perda de peso, são os alimentos termogênicos, como canela, gengibre, pimenta vermelha, café, chá verde e vinagre de maçã, que também podem ser incluídos na dieta. Conheça mais sobre os alimentos termogênicos.
É também importante beber pelo menos 1,5 litros de líquidos por dia, como água e chás, para combater a retenção de líquidos e melhorar o funcionamento do intestino. Alguns chás com propriedades diuréticas que podem ser consumidos são chá verde, chá de hibisco e chá de funcho, por exemplo.
Alimentos que devem ser evitados
Os alimentos que devem ser evitados são aqueles ricos em sal, açúcar, farinha de trigo branca e gorduras, como por exemplo:
Açúcar: açúcar, doces, sobremesas, bolos, chocolate;
Sal: sal, molho de soja, molho inglês, cubos de caldos de carne e de legumes, amaciantes de carne, sopas em pó;
Farinha de trigo branca: pães, bolos, tortas, molho branco, salgadinhos;
Gordura: frituras, carnes vermelhas, bacon, salsicha, linguiça, salame, carnes vermelhas ricas em gordura, leite integral e queijos amarelos, como cheddar e prato.
Produtos industrializados: biscoito recheado, salgadinhos de pacote, comida pronta congelada, pizza, lasanha, refrigerantes e sucos em caixa.
Para substituir o sal no preparo dos alimentos, pode-se utilizar ervas e temperos naturais como cebola, alho, alecrim, salsa, tomilho, manjericão e orégano, pois deixam a comida com mais sabor e não causam retenção de líquidos no corpo.
Cardápio para emagrecer em 2 semanas
A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias para emagrecer:
As quantidades e tipos de alimentos incluídos no cardápio variam de acordo com a idade, sexo, atividade física e presença ou ausência de alguma doença, por isso é importante consultar um nutricionista para realizar uma avaliação completa e preparar um plano nutricional individualizado.
Mín. 25° Máx. 29°