A morte do veterinário que trabalhava no Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças foi a primeira registrada com a causa do vírus "vírus do macaco B", ou herpes B. A infeccção viral se trata de um caso raro, mas quando é transmitido para humanos pode ser mortal.
O homem trabalhava no instututo chinês na parte de pesquisa que focava a reprodução de primatas, e havia trabalhado na dissecação de dois macacos mortos em março. Após um mês desse episódio, o homem começou a sentir náuseas, vômitos e febre e veio a falecer. Em suas amostras de sangue, foram encontradas evidências do vírus do herpes B. Um médico e uma enfermeira, seus contatos próximos, testaram negativo para o vírus, segundo as autoridades.
O vírus herpes B tem taxa de mortalidade de cerca de 80% e segundo o especialista em doenças infecciosas da Universidade Kobe, no Japão em entrevista ao Washington Post. Kentaro Iwata, em humanos, o vírus tende a atacar o sistema nervoso central e causar inflamação no cérebro.
O primeiro caso de infeccção do vírus herpes B em humanos foi registrado em 1932, e até então os relatos desse tipo de infeccção foram de menos de 100 entre humanos. Segundo Iwata, a maioria desses casos aconteceu na América do Norte, onde os cientistas tendem a estar mais atentos à doença.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 31°
Sol e ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Sol com muitas nuvens e chuva