Quatro professores da rede estadual da Paraíba representaram o estado no 13º Encontro Nacional de Professores sobre Educação Viária, promovido pela Fundación Mapfre. O evento, realizado nos dias 28 e 29 de novembro em São Paulo, reuniu educadores de seis estados brasileiros para compartilhar experiências e apresentar projetos destacados no campo da educação no trânsito. Os paraibanos tiveram seus projetos selecionados para concorrer em nível nacional, evidenciando o impacto das ações pedagógicas voltadas para a conscientização viária.
A participação dos professores foi viabilizada por um acordo de cooperação entre o Governo da Paraíba e a Fundación Mapfre. Segundo Léia Gonçalo, gerente executiva de Gestão Pedagógica e Desenvolvimento Curricular da Secretaria de Educação, a parceria possibilitou a formação de docentes da rede estadual por meio de cursos remotos realizados em abril e maio deste ano. “Os professores desenvolveram projetos em suas escolas até agosto e, em setembro e outubro, foram anunciados os selecionados para representar o estado no evento nacional”, explicou Léia.
Os projetos desenvolvidos pelos professores paraibanos abordam a educação no trânsito de diferentes perspectivas, com o objetivo de promover uma convivência harmoniosa entre pedestres e veículos e contribuir para a segurança viária. Entre os projetos selecionados estão: De Mãos Dadas, Transitando pela Vida: Educação Transforma Pessoas, Pessoas Transformam o Mundo, de Josué Jorge Gonçalves, da Escola Estadual Monsenhor Walfredo Leal, em Pirpirituba; e VRUM, VRUM, Lá Vem o Trânsito!, de Priscilla Cordeiro de Miranda, da ECI Félix Araújo, em Caturité.
Outros dois projetos que representaram a Paraíba foram Rota Segura: Educando e Protegendo Nossos Jovens, de Kelvia Souza Santos, da ECI Graciliano Fontini Lordão, em Pedra Lavrada, e Trânsito com Paciência: Educando para a Segurança nas Estradas, de Késsia Jeovana Soares de Almeida, da ECIT Nicea Claudino Pinheiro, em Cajazeiras. Este último destacou-se por trabalhar a empatia e as habilidades socioemocionais dos motoristas, além de promover a segurança viária alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Participar do 13º Encontro Nacional de Professores sobre Educação Viária e Vital é uma oportunidade riquíssima para compartilhar experiências e agregar conhecimento às práticas realizadas na escola. Isso nos permite ampliar os aprendizados em nossa comunidade escolar e contribuir para uma segurança no trânsito mais efetiva”, destacou a professora Kessia Jeovana.
Para Léia Gonçalo, a iniciativa fortalece a educação no trânsito desde as escolas, formando cidadãos mais conscientes e responsáveis. “Essa parceria é fundamental para que possamos contribuir para uma sociedade mais segura e harmoniosa no trânsito. Esses projetos mostram o quanto é possível gerar impacto positivo com ações educativas”, afirmou.
Durante o evento, os professores tiveram a oportunidade de trocar experiências com colegas de outros estados e aprofundar os conhecimentos na área. Além de celebrar o trabalho desenvolvido, o encontro promoveu a integração entre os participantes e o compartilhamento de práticas inovadoras para serem aplicadas nas escolas e comunidades locais.
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