O Ministério da Fazenda divulgou, nesta quinta-feira (13), no Diário Oficial da União (DOU), as regras e o calendário de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, referente ao ano-base 2024. As restituições serão pagas em cinco lotes, com depósitos programados entre maio e setembro.
Os contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem pelo recebimento via Pix terão prioridade na restituição, critério que, até 2024, era aplicado separadamente para cada uma dessas opções. Além disso, a ordem de pagamento seguirá as prioridades estabelecidas por lei, beneficiando inicialmente:
O calendário do IRPF 2025 também foi definido. O programa gerador da declaração será liberado em 13 de março, com o envio das declarações iniciando em 17 de março. A partir de 1º de abril, será possível preencher e entregar a declaração pelo aplicativo Meu Imposto de Renda e via online, além da liberação da declaração pré-preenchida.
Os pagamentos da restituição serão feitos nas seguintes datas:
Com essas mudanças, o governo busca agilizar o processo de restituição e incentivar o uso de ferramentas digitais, facilitando o envio e o pagamento do Imposto de Renda.
Mín. 24° Máx. 32°