Uma nova mancha escura foi identificada no mar nesse sábado (17), entre as praias do Bessa, em João Pessoa, e de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa. O fenômeno ambiental ocorreu após o período de chuvas intensas registrado durante a semana.
O trecho afetado está localizado nas proximidades da foz do Rio Jaguaribe, mesmo local onde uma situação semelhante foi observada no dia 17 de março deste ano. Assim como na ocorrência anterior, a água apresenta coloração escura e odor forte.
De acordo com nota divulgada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a formação da mancha se deve à baixa vazão do rio, que retém matéria orgânica no estuário ao longo do tempo. Com o aumento do volume de água causado pelas chuvas, a pressão rompe a barreira natural, liberando o material acumulado no mar.
Segundo a Sudema, essa matéria orgânica é composta principalmente pela vegetação dos manguezais em processo de decomposição, e o fenômeno está dentro do esperado em termos ambientais, sendo parte de um processo de autodepuração.
A Sudema também informou que as análises da balneabilidade estão sendo intensificadas na área atingida. Desde março, as coletas passaram a ser realizadas duas vezes por semana, e a próxima análise está programada para esta segunda-feira (19). Por precaução, a recomendação é evitar o banho de mar próximo a rios e galerias pluviais durante o período chuvoso.o
Mín. 22° Máx. 27°