SAO JOAO DE PATOS
Ibama

Ibama apreende 85 aves silvestres e prende 4 pessoas em feira de João Pessoa

Além dos animais, os agentes também apreenderam 14 armadilhas utilizadas para capturar as aves.

19/05/2025 06h09
Por: Redação
Fonte: Notícia Paraíba

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizada na manhã desse domingo (18), resultou na apreensão de 85 aves silvestres e na prisão de quatro pessoas durante uma ação na Feira de Oitizeiro, em João Pessoa.

Continua após a publicidade

A ação faz parte da operação nacional “Vidas Livres”, que tem como objetivo combater o tráfico de fauna silvestre em todo o país. A Paraíba foi um dos focos da operação por abrigar um dos principais pontos de comércio ilegal de animais da região.

De acordo com o superintendente do Ibama na Paraíba, Geandro Guerreiro, a operação foi resultado de um trabalho de inteligência.

Continua após a publicidade

“Realizamos um levantamento prévio, identificando os principais traficantes. Com base nessas informações, deflagramos a operação e conseguimos efetuar o flagrante e a apreensão dos animais”, destacou.

Entre as aves apreendidas estavam espécies como azulões, papa-capins, corda-negras, galos-de-campina e garibaldis — todas mantidas em gaiolas pequenas e insalubres, muitas cobertas de fezes e sem qualquer tipo de cuidado.

Além dos animais, os agentes também apreenderam 14 armadilhas utilizadas para capturar as aves. Os quatro presos foram conduzidos, junto com os animais, para a Cidade da Polícia Civil, em João Pessoa.

Segundo o Ibama, os responsáveis vão responder por tráfico de animais silvestres e maus-tratos, crimes que podem levar a até dois anos de prisão. As multas variam de R$ 1 mil a R$ 10 mil por animal, especialmente nos casos que envolvem espécies ameaçadas de extinção.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias