Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizada na manhã desse domingo (18), resultou na apreensão de 85 aves silvestres e na prisão de quatro pessoas durante uma ação na Feira de Oitizeiro, em João Pessoa.
A ação faz parte da operação nacional “Vidas Livres”, que tem como objetivo combater o tráfico de fauna silvestre em todo o país. A Paraíba foi um dos focos da operação por abrigar um dos principais pontos de comércio ilegal de animais da região.
De acordo com o superintendente do Ibama na Paraíba, Geandro Guerreiro, a operação foi resultado de um trabalho de inteligência.
“Realizamos um levantamento prévio, identificando os principais traficantes. Com base nessas informações, deflagramos a operação e conseguimos efetuar o flagrante e a apreensão dos animais”, destacou.
Entre as aves apreendidas estavam espécies como azulões, papa-capins, corda-negras, galos-de-campina e garibaldis — todas mantidas em gaiolas pequenas e insalubres, muitas cobertas de fezes e sem qualquer tipo de cuidado.
Além dos animais, os agentes também apreenderam 14 armadilhas utilizadas para capturar as aves. Os quatro presos foram conduzidos, junto com os animais, para a Cidade da Polícia Civil, em João Pessoa.
Segundo o Ibama, os responsáveis vão responder por tráfico de animais silvestres e maus-tratos, crimes que podem levar a até dois anos de prisão. As multas variam de R$ 1 mil a R$ 10 mil por animal, especialmente nos casos que envolvem espécies ameaçadas de extinção.
Sensação
Vento
Umidade