SAO JOAO DE PATOS
Reestruturação

Polícia Militar da Paraíba terá novos critérios de promoção: veja o que muda

A nova legislação altera de forma significativa a organização interna da PMPB e os prazos de permanência nos postos da carreira militar

04/06/2025 13h36
Por: Redação
Fonte: Notícia Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (4), dois projetos de lei que promovem mudanças estruturais na Polícia Militar da Paraíba (PMPB). As matérias foram aprovadas por unanimidade entre os deputados estaduais e seguem agora para sanção do governador João Azevêdo.

Continua após a publicidade

Os projetos tratam da reestruturação da Lei Orgânica da corporação e da atualização nos critérios de promoção dos oficiais militares.

A nova legislação altera de forma significativa a organização interna da PMPB e os prazos de permanência nos postos da carreira militar.

Continua após a publicidade

A nova Lei Orgânica estabelece uma estrutura baseada em três níveis: estratégico, tático e operacional, com o objetivo de modernizar e tornar mais eficiente a gestão da corporação.

Já o Projeto de Lei nº 3.908/1977 redefine os critérios para ascensão hierárquica tanto na Polícia Militar quanto no Corpo de Bombeiros da Paraíba. Os novos prazos mínimos para progressão são:

  • 12 meses para aspirante a oficial

  • 48 meses para segundo tenente, primeiro tenente e capitão

  • 36 meses para major e tenente-coronel

As propostas contaram com apoio das bancadas de situação e oposição, e foram construídas com base em estudos técnicos e ajustes apresentados pelos parlamentares durante a tramitação. Representantes da PMPB acompanharam a votação na ALPB.

Com a sanção do Poder Executivo, as mudanças entram em vigor ainda este ano, consolidando um novo marco para a gestão e valorização da segurança pública no estado.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias