João Pessoa começou a receber nesta semana as doses da vacina contra a Mpox (anteriormente conhecida como varíola dos macacos). A iniciativa ocorre em meio à preocupação com o avanço da doença, que já teve 888 casos suspeitos registrados na Paraíba entre 2022 e os primeiros meses de 2025.
A Mpox é uma doença viral transmitida de pessoa para pessoa, e apresenta sintomas como febre, dor no corpo, cansaço, bolhas e feridas na pele.
Neste primeiro momento, as doses estão disponíveis exclusivamente para pessoas que vivem com HIV/Aids, com contagem de CD4 inferior a 200, e que já estão cadastradas e em acompanhamento nos serviços de referência da rede pública de saúde.
Na Rede Municipal de Saúde, o local de referência para esse público é o Serviço de Assistência Especializada – Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA), que funciona no anexo da Policlínica Municipal de Jaguaribe
O protocolo determina que o próprio serviço de saúde entre em contato com os pacientes cadastrados para realizar a marcação da vacinação, conforme os exames realizados. O esquema vacinal preventivo é composto por duas doses, com intervalo de 28 dias (quatro semanas) entre elas.
Com o aumento no número de casos suspeitos, a vacinação busca conter a disseminação do vírus entre os grupos mais vulneráveis. O acompanhamento clínico e o diagnóstico precoce continuam sendo essenciais para o controle da Mpox.
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 27°
Chuvas esparsas