A Coordenação da Defesa Civil de João Pessoa anunciou a antecipação do teste do sistema ‘Defesa Civil Alerta’, que inicialmente estava previsto para às 15h deste sábado (14) e será realizado a partir do meio-dia. O objetivo da ação é testar o funcionamento da tecnologia de envio de alertas de emergência via telecomunicações, por mensagens de texto com sinais sonoros e vibração, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.
A demonstração ocorrerá em modo de alerta extremo. Isso significa que a mensagem enviada será acompanhada de som intenso, semelhante a uma sirene, e forte vibração, mesmo que o celular esteja no modo silencioso. A medida visa garantir a atenção máxima da população durante o teste.
O coordenador da Defesa Civil da capital, Kelson Chaves, reforçou que trata-se apenas de um teste funcional, e que não há motivo para pânico. “Para evitar confusões, nossas equipes estarão nas ruas disponíveis para esclarecer dúvidas e tranquilizar a população durante toda a ação”, destacou.
O sistema utiliza a tecnologia Cell Broadcast, que transmite mensagens diretamente por meio das antenas de telefonia móvel (Claro, Vivo, Tim, entre outras), cobrindo áreas amplas — incluindo municípios vizinhos à capital. Os alertas serão recebidos em dispositivos com cobertura 4G ou 5G, independentemente do sistema operacional.
Durante o envio da mensagem, qualquer conteúdo exibido na tela do celular — como vídeos, ligações ou aplicativos — será interrompido automaticamente para garantir a visualização imediata do alerta.
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 27°
Chuvas esparsas