Domingo, 23 de Janeiro de 2022
83 9 9869-1587
Geral Risco mínimo

Risco de tsunami na Paraíba após alerta de erupção de vulcão é remoto, diz especialista

O alerta cogita a possibilidade de formação de tsunamis que poderiam atingir a costa brasileira, inclusive o litoral paraibano.

17/09/2021 06h23 Atualizada há 4 meses
Por: Redação Fonte: Notícia Paraíba
Risco de tsunami na Paraíba após alerta de erupção de vulcão é remoto, diz especialista

Um alerta amarelo emitido pelo governo espanhol, nessa quinta-feira (16), de risco de erupção do vulcão Cumbre Vieja, lcalizado na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, deixou muitas pessoas aflitas.

O alerta cogita a possibilidade de formação de tsunamis que poderiam atingir a costa brasileira, inclusive o litoral paraibano.

Porém, o professor Jonas Sousa, do Departamento de Geociência da Universidade Federal da Paraíba, explicou que a possibilidade do fenômeno atingir o litoral da Paraíba é mínima, já que nenhum alerta foi emitido ao Laboratório Sismológico.

Ele explicou ainda que mesmo que haja uma erupção capaz de desestabilizar a estrutura rochosa do vulcão, causando um desmoronamento, essa queda iria gerar um movimento de massas d’água e esse movimento criaria altas ondas, que atingiriam toda a costa do Atlântico, mas não a ponto de um tsunami atingir o litoral do Nordeste.

“O padrão que ocorre são pequenos deslizamentos, que não vão gerar grande tsunami. Caso haja um deslizamento maior, o cenário mais provável e mais realista não aponta que a gente tenha essa grande destruição que é tanto falada”, explicou durante entrevista ao Programa Hora H, na Rede Mais Rádio.

O professor tranquilizou a população e afirmou que não há motivos para preocupação com um desastre tão grande no Brasil e disse que esse evento é mínimo e pouco provável.

Localizado na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, próximo à costa do continente africano, o vulcão, que estava adormecido há décadas, deu sinais de atividades sísmicas.

O alerta emitido pelo governo espanhol indica que não há certeza de abalos, mas que o cuidado se estende para os próximos dias ou semanas. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias