Começa a valer nesta segunda-feira (16) o Pix Automático, nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. A ferramenta permitirá que usuários programem o pagamento automático de contas recorrentes como energia, água, telefone, mensalidades escolares, planos de saúde e serviços de streaming.
Com o Pix Automático, o valor da fatura é debitado diretamente da conta do usuário na data combinada, sem a necessidade de autorizações mensais. Segundo o Banco Central, essa nova modalidade traz praticidade para quem paga e redução de custos para quem recebe, eliminando a necessidade de envio de boletos ou uso de plataformas de cobrança.
Diferente do Pix tradicional, o Pix Automático requer uma autorização prévia do pagador, que pode ser feita por QR Code ou via “Pix Copia e Cola”. A qualquer momento, o usuário pode cancelar essa autorização ou definir um valor máximo por débito, oferecendo maior segurança e controle.
Outro ponto importante é que essa nova modalidade não interfere no limite de transações tradicionais do Pix. O Banco Central reforça que a funcionalidade pode ser especialmente útil para pessoas que não utilizam cartões de crédito ou boletos bancários, além de ajudar a reduzir índices de inadimplência, já que os pagamentos são realizados automaticamente na data certa.
Em caso de cobrança indevida, o banco do usuário será obrigado a realizar a devolução do valor, desde que o erro esteja relacionado ao uso da autorização concedida.
Atualmente, mais de 160 milhões de brasileiros utilizam o Pix. A expectativa é de que o Pix Automático aumente ainda mais a adesão ao sistema, ampliando a digitalização dos pagamentos no país.
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 27°
Chuvas esparsas