Sábado, 21 de Maio de 2022
83 9 9869-1587
Geral Alerta

Com novas fissuras, vulcão nas Ilhas Canárias fica 'muito mais agressivo' após 15 dias de erupção

Aumento da atividade neste domingo provocou desmoronamento parcial do cone do Cumbre Vieja; nuvem com poeira e gases tóxicos chegou ao Caribe

04/10/2021 20h59
Por: Redação Fonte: O Globo
Com novas fissuras, vulcão nas Ilhas Canárias fica 'muito mais agressivo' após 15 dias de erupção

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, registrou duas novas fissuras e ficou "muito mais agressivo" neste domingo, data em que completa 15 dias de erupção. Com o aumento de sua atividade, parte da estrutura do cone foi derrubada, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan).

De acordo com as autoridades, a superfície afetada pela lava já é de 399 hectares, cerca de 52,5 hectares a mais que ontem. Até o momento, foram afetadas 1.074 construções. Dessas, 946 foram completamente destruídas. Entre elas, está a "casa esperança", que havia ficado intacta apesar de rodeada por uma paisagem devastada. Na última quarta-feira, o casal proprietário comunicou que a construção desmoronou. Mais de 6 mil pessoas já tiveram que ser evacuadas.

Uma nuvem de poeira do deserto do Saara associada ao dióxido de enxofre emitido pelo vulcão atingiu Porto Rico e a região do Caribe neste domingo, causando a deterioração da qualidade do ar. Especialistas já haviam manifestado preocupação com a liberação de gases tóxicos, que podem irritar olhos e pele, além de prejudicar a respiração. O governo recomendou que as pessoas usassem máscaras e óculos e evitassem abrir janelas e portas.

A lava também arrasou uma praia famosa por sua "onda perfeita" para surfistas em La Palma. Conhecida pelo relevo acidentado e suas pedras vulcânicas, Los Guirres está coberta por uma massa de magma quente de aproximadamente 500 metros de largura e 700 metros de comprimento, desde que o magma chegou ao Oceano Atlântico.

À medida que avançam os mais de 80 mil metros cúbicos de lava expelidos, se espalhando pelo mar, a paisagem outrora coroada por suas altas falésias se torna irreconhecível aos olhos de seus frequentadores. O local já foi palco inclusive de campeonatos das Canárias, que atraíam boa parte da população.

Em meio a esse cenário, o ministro do Turismo e Desportos, Raúl Camacho, lançou uma campanha para incentivar viagens à ilha assolada pela erupção. Em mensagem divulgada nas redes sociais, ele afirma que uma das formas de ajudar a comunidade é "viajar e consumir" no local.

O apelo foi feito horas depois de a associação turística da ilha comunicar um panorama crítico de cancelamentos em massa e uma taxa de ocupação da rede hoteleira em torno de apenas 15%.

'Pirâmide' de fumaça

A lava expelida chegou ao mar na noite desta terça-feira e formou uma "pirâmide" de cerca de 50 metros. Desde então, o magma ganhou uma área de quase 20 hectares (200 mil metros quadrados) no Oceano Atlântico. Segundo o Copernicus, programa europeu de observação da Terra, a ilha cresceu em 338 hectares de superfície.

As autoridades pediram que os moradores evitem sair de suas casas e se aproximar da coluna de fumaça. Por conta da liberação de gases tóxicos, também foi recomendado o uso de máscaras e óculos para evitar inalação e o contato com os olhos.

O vulcão entrou em atividade no domingo retrasado, o que não acontecia desde 1971. De acordo com o Involcan, a erupção do Cumbre Vieja pode durar de 24 a 84 dias. A projeção leva em conta dados sobre explosões anteriores na ilha de La Palma. A média de duração do fenômeno é de 55 dias.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 09h44 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 29°

30° Sensação
15 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Chuvoso
Segunda (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 28°

Chuvoso
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias