Sexta, 20 de Maio de 2022
83 9 9869-1587
Entretenimento Cultura

FLIT realiza lançamento do livro ‘Obé’ de Thiago Costa nesta sexta

O evento ocorrerá na Usina Cultural Energisa, sem a presença de público, e terá transmissão online nos canais do YouTube da FLITPB a partir das 19h.

27/10/2021 17h53
Por: Redação
FLIT realiza lançamento do livro ‘Obé’ de Thiago Costa nesta sexta

A Festa do Livro Internacional da Paraíba (FLIT) e a Energisa realizam, nesta sexta-feira (29), o lançamento do livro ‘Obé’ de Thiago Costa. O evento ocorrerá na Usina Cultural Energisa, sem a presença de público, e terá transmissão online nos canais do YouTube da FLITPB e da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho a partir das 19h. Na ocasião, haverá um bate-papo com o autor sobre a obra.

Primeiro livro de autoria de Thiago Costa, ‘Obé’ reúne poemas e orikis escritos nos últimos anos. O autor explica que o nome do livro é palavra em yorubá que, em português, significa faca. “Nos diz que a palavra é instrumento que, assim como a Obé, tem funções diversas atribuídas”, explana. 

O autor conta que o primeiro rascunho do livro foi feito em 2016, mas só ago-ra, em 2021, Thiago Costa conseguiu finalizar. “Isso faz com que a obra seja um lugar de registro de outros trabalhos meus que foram realizados”, pontua. Além de carregar o marco de ser seu primeiro trabalho escrito, ‘Obé’ também se destaca por ser o livro de lançamento do selo FLIT. Sobre isto, o artista destaca o trabalho que a Festa do Livro Internacional vem fazendo ao longo desses três anos. “O primeiro selo da FLIT ser o primeiro livro de um artista já nos mostra que este é um espaço que se propõe a abrir caminhos e potencializar linguagens. Todo trabalho que a FLIT vem fazendo desde as suas primeiras edições vem nos mostrando o compromisso, respon-sabilidade e construções efetivas para a literatura paraibana”, destaca. 

Um dos idealizadores da FLIT, Juca Pontes explica que o trabalho da festa comas comunidades é o de oferecer o caminho do livro para ser usado e usufruído como meio de transformação, liberdade e educação. “Essa primeira publicação com o selo

Flit abre caminhos e possibilidades a outros projetos em torno do livro, como estímu-lo para a descoberta de novos talentos encontrados dentro das próprias comunidades onde trabalhamos, ou seja, novos voos e cenários alçados por seus moradores”, afir-ma. Ao lado de Anastácia Alencar, também idealizadora do projeto, ele reforça que o ponto fundamental da FLIT  é oferecer o livro como maior forma de diálogo e conhe-cimento.  

Na ocasião do lançamento de ‘Obé’, Thiago Costa participará de um bate-papo com a professora doutora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFBP, Francy Silva. Para ela, este encontro da sexta será mais uma oportunidade do público conhecer sobre orixás e ancestralidade. “O Thiago é um artista multifacetado. Este seu primeiro livro tem potência e muita ligação com a ancestralidade e é tem uma relação muito forte com todos os outros trabalhos artísticos que ele realiza”, destaca. 

A Festa do Livro Internacional da Paraíba é uma realização da 4 Olhos Comu-nicação Cultural, da 3 Brasis, Energisa, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, em parceria com o Fecomércio PB e patrocínio da Grá-fica JB e do Bradesco.

Sobre o autor - Thiago Costa é artista transdisciplinar, seu trabalho tem como eixos a literatura, artes visuais e o audiovisual. Nesse trânsito entre plataformas, move e encruzilha linguagens investigando as cosmopercepções das materialidades e suas manifestações entre imagem, palavra e som. Premiado no programa Rumos Itaú (2019-2020). Dirigiu e roteirizou os curtas metragens Santos imigrantes (2018) Ca-lunga Maior (2021) e Axé meu amor (2022) comissionado pela Amazon Prime. Par-ticipou da 34º Bienal de São Paulo dentro da exposição coletiva “Carolina Maria de Jesus - Um Brasil para brasileiros'' com curadoria do Hélio Menezes e da Raquel Pa-checo no Instituto Moreira Salles - IMS. Exposição individual BANZO no Museu Murillo La Greca em Recife/PE com curadoria de Ariana Nuala (2019). Idealizador e curador da Mostra Moã de Cinemas Negros e indígenas (2021).  Co-curador da exposição coletiva  "A deriva da memória" no Parque Cultural Casa da Pólvora em João Pessoa (2019). Vive e trabalha em João Pessoa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 22h54 - Fonte: Climatempo
23°
Chuva fraca

Mín. 24° Máx. 29°

23° Sensação
17 km/h Vento
100% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (21/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Chuvoso
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias