Domingo, 17 de Outubro de 2021
83 9 9869-1587
Geral Poluição

Defesa Civil já retirou cerca de 48.000m³ de lixo dos rios desde janeiro

Atualmente estão sendo executadas as ações no Rio Jaguaribe, no trecho que compreende as comunidades São José e Chatuba, no bairro de Manaíra e também no Rio Cuiá, no trecho da Comunidade Frei Damião, no Valentina Figueiredo.

11/03/2021 16h04
Por: Redação Fonte: Secom
Defesa Civil já retirou cerca de 48.000m³ de lixo dos rios desde janeiro

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Executiva da Defesa Civil, vem fazendo permanentemente a limpeza e o desassoreamento dos rios da Capital. Desde janeiro deste ano, quando foram iniciadas as ações, já foram retirados cerca de 48.000m³ de lixo dos leitos dos rios urbanos. O trabalho segue um cronograma e é realizado em trechos estratégicos.

O secretário da Defesa Civil, Kelson Chaves, disse que se trata de uma importante medida de prevenção para evitar inundações e, portanto, não pode parar. “Estamos atentos, monitorando os rios e realizando ações. A limpeza e desassoreamento continuam de forma ininterrupta. Três máquinas operam normalmente em pontos definidos pela Defesa Civil. Isso trará bons resultados nas chuvas”, afirmou.

O engenheiro Alberto Sabino, diretor de Minimização de Desastres da Defesa Civil, explicou que o acúmulo de lixo às margens dos rios dificulta o escoamento normal das águas, ocasionando sérios problemas para os moradores das comunidades ribeirinhas, especialmente no período de chuvas. “O transbordamento da calha dos rios gera inundações e, consequentemente, em alguns casos é necessário a remoção das famílias que moram nas áreas de risco”, observou.

Atualmente estão sendo executadas as ações no Rio Jaguaribe, no trecho que compreende as comunidades São José e Chatuba, no bairro de Manaíra e também no Rio Cuiá, no trecho da Comunidade Frei Damião, no Valentina Figueiredo.

O procedimento já foi realizado anteriormente em trechos do Rio Jaguaribe, beneficiando os bairros do Castelo Branco, Torre e Miramar, onde ficam localizadas as comunidades São Rafael, Padre Hildon Bandeira, Santa Clara, Tito Silva, Ponte Beira Rio e Ponte Epitácio Pessoa; no Rio Timbó, sendo beneficiados os bairros do Altiplano, Cabo Branco e Bancários; no Rio Laranjeiras, nos trechos no José Américo e Mangabeira e no Rio Cuiá, no trecho da ponte que divide os bairros de Mangabeira e Valentina Figueiredo.

Lixo extraído dos rios – Durante as ações, as equipes da Defesa Civil que fazem a limpeza do leito dos rios se deparam não apenas com a vegetação aquática, troncos de árvores e animais mortos, mas também os mais diversos tipos de resíduos e objetos jogados pela população, a exemplo de plásticos, tecidos, pneus, bicicletas, peças de automóveis, grades metálicas, portas, geladeiras, fogões, sofás, camas, louças sanitárias, entre outros objetos.

A Defesa Civil de João Pessoa lembra que a população pode entrar em contato para solicitar demandas através do telefone (83) 98831-6885, que funciona 24 horas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias