Terça, 24 de Maio de 2022
83 9 9869-1587
Brasil Rede interna

Ministério da Saúde sofre novo ataque de hackers

Serviços de intranet saíram do ar e funcionários foram dispensados por conta do bloqueio de acesso aos computadores.

13/12/2021 17h37
Por: Redação
Ministério da Saúde sofre novo ataque de hackers

O sistema informatizado do Ministério da Saúde sofreu um novo ataque de hackers nesta segunda-feira (13). A investida se iniciou durante a madrugada e, desta vez, sistemas internos como intranet, acesso ao e-mail corporativo e até mesmo a rede de telefonia estão fora do ar. A equipe de tecnologia da pasta tenta identificar o problema e acabar com a vulnerabilidade que permite o acesso indevido.

Os servidores foram surpreendidos com o bloqueio total dos serviços. Os funcionários da pasta não conseguem nem mesmo acessar usuários nos computadores para atualizar informações sobre a pandemia de Covid-19, avaliar informações de saúde em geral e atender a demandas dos estados.

O corpo de funcionários foi dispensado, por conta da imprevisibilidade de retorno dos serviços digitais. O site da pasta continua no ar, mas não pode ser atualizado. A suspeita é de uma tentativa de ataque de ransomware, em que hackers sequestram os dados do órgão-alvo e pedem pagamento de propina para liberar o acesso. Para evitar o acesso aos dados, os servidores de web podem ter o acesso a rede interrompidos pelas equipes de segurança da informação.

Em nota, a equipe de tecnologia do Ministério da Saúde informou que está reativando alguns sistemas gradativamente, e em segurança. "O Departamento de Informática do SUS informa que já restabeleceu a rede interna do Ministério da Saúde e o acesso a alguns sistemas como o SEI, porém está reativando a internet de todo o órgão de forma gradativa e segura. Com isso, o restabelecimento total do acesso à internet ocorrerá até o fim desta segunda-feira (13). O DataSUS comunicará após a conclusão da estabilização da internet de todos os sistemas da pasta."

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 17h44 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 29°

25° Sensação
15 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias