Terça, 24 de Maio de 2022
83 9 9869-1587
Geral Crise de orçamento

Dez servidores da Receita Federal na Paraíba entregam seus cargos em protesto ao orçamento de 2022

Movimento faz parte de protestos nacionais contra o Congresso Nacional e o Governo Bolsonaro, que aprovaram aumentos salariais para as polícias, mas cortou orçamento da Receita.

24/12/2021 13h28 Atualizada há 5 meses
Por: Redação
Dez servidores da Receita Federal na Paraíba entregam seus cargos em protesto ao orçamento de 2022

Dez auditores-fiscais da Receita Federal na Paraíba que ocupavam cargos de confiança no estado entregaram seus cargos entre esta quarta-feira (22) e quinta-feira (23). A informação foi confirmada por Glauco José Eggers, presidente da Seção Sindical na Paraíba do Sindifisco Nacional.

Servidores da Receita Federal pedem exoneração após aprovação do Orçamento 2022, que inclui reajuste apenas a policiais

De acordo com ele, os cargos que ficaram vagos são de áreas como fiscalização e análise de crédito tributário, dentro de uma onda de protestos realizados na Receita Federal em todo o país. Na Quarta Região Fiscal, que é composta também por Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, foram 107 cargos.

"Na Paraíba, são poucos os cargos de confiança. Mas confirmo 10 cargos entregues", explicou Glauco.

As demissões começaram nesta quarta-feira (22), poucas horas depois da aprovação por parte do Congresso Nacional do Orçamento da União para 2022. A previsão de gastos públicos para o ano que vem incluiu um aumento de salários para policiais federais, policiais rodoviários federais e policiais penais federais e destinou quase R$ 5 bilhões para os partidos políticos pagarem campanhas eleitorais. Em contrapartida, os servidores da Receita Federal reclamam do fato de a instituição ter sofrido uma redução de 51% em seu orçamento.

A Receita Federal na Paraíba confirmou que está havendo um movimento de entrega de cargos de chefia por parte dos servidores em função dos cortes orçamentários. Mas destacou que a entrega de cargos é apenas a manifestação de intenção do servidor de deixar o cargo, de forma que essas só serão confirmadas após a exoneração ser publicada no Diário Oficial da União. Assim, a Receita alega que continua funcionando normalmente e que eventuais impactos só serão sentidos após isso acontecer.

Em todo o país, foram centenas de servidores que entregaram seus cargos em protesto ao Orçamento de 2022, aprovado a partir de pressão do presidente Jair Bolsonaro. A leitura é a de que o presidente está beneficiando carreiras que o apoiam em sua gestão e em sua intenção de concorrer à reeleição no ano que vem.

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 18h51 - Fonte: Climatempo
24°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 29°

24° Sensação
13 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias