Sexta, 20 de Maio de 2022
83 9 9869-1587
Brasil STF

Ministra do STF manda secretário explicar nota técnica que indica cloroquina

Ministra suspende nota técnica que indica o uso do kit Covid em pacientes infectados pelo coronavírus.

26/01/2022 15h58
Por: Redação Fonte: R7
Ministra do STF manda secretário explicar nota técnica que indica cloroquina

A ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), estabeleceu cinco dias para que o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Hélio Angotti, explique a assinatura de uma nota técnica que recomenda o uso de hidroxicloroquina contra a Covid-19 e afirma, sem base científica, que as vacinas não têm segurança comprovada contra a doença. 

Hélio assinou um parecer que rejeitou as diretrizes da Conitec (Comissão de Incorporação de Tecnologias ao SUS) para tratamento de pacientes infectados por coronavírus. A comissão apontava a segurança dos imunizantes aplicados no país contra a Covid-19 e rejeitava o uso de medicamentos do chamado Kit Covid, composto de remédios como hidroxicloroquina e ivermectina, usados para tratamento de outras doenças. 

A ministra atendeu a um pedido da Rede Sustentabilidade que visa o afastamento do secretário e a suspensão do parecer assinado por Angotti, que na prática valida o uso de medicamentos sem eficácia em pacientes infectados. Na decisão, a magistrada afirmou que políticas públicas de saúde devem seguir "normas e critérios científicos e técnicos, tal como estabelecidos por organizações e entidades internacional e nacionalmente reconhecidas". 

De acordo com fontes no governo, Hélio Angotti foi indicado para o cargo pelo presidente Jair Bolsonaro. A permanência dele na pasta é motivo de descontentamento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que foi chamado ao Planalto nesta quarta-feira (26), de última hora, pelo chefe do Executivo,

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 23h36 - Fonte: Climatempo
23°
Chuva fraca

Mín. 24° Máx. 29°

23° Sensação
9 km/h Vento
100% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (21/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Chuvoso
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias