Sexta, 27 de Maio de 2022
83 9 9869-1587
Geral Juventude paraibana

João Azevêdo lança plano que orienta políticas públicas para a juventude nos próximos 10 anos

O Projeto de Lei será avaliado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

25/03/2022 13h56 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
João Azevêdo lança plano que orienta políticas públicas para a juventude nos próximos 10 anos

O governador João Azevêdo lançou, na manhã desta quinta-feira (24), no Centro de Convenções de João Pessoa, o Plano Decenal para Juventude da Paraíba (2022-2032).

Como primeiro passo da concretização das propostas contidas no documento, o chefe do Executivo estadual assinou a minuta de um Projeto de Lei, que será enviado à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), para tornar lei as ações voltadas para a juventude contidas no documento.

Na ocasião, João Azevêdo destacou a legitimidade do Plano, nascido das demandas e anseios das próprias juventudes:

"O mais importante é entender que esse plano foi concebido e elaborado exatamente com a participação da juventude de todo o Estado. A secretária executiva da Juventude, Rafaela Camaraense, cuidou pessoalmente disso e realizou reuniões em todas as regiões do Estado, para que nós pudéssemos ter um instrumento, que vai ser transformado em lei. É um momento de oferecer oportunidade à nossa juventude. E é o que ela mais precisa - é a chance que seja dada, com a juventude protagonista de seus próprios caminhos".

A secretária executiva da Juventude, Rafaela Camaraense, ressaltou que o Plano Decenal para Juventude representa o futuro do segmento, que chega a mais de 1 milhão de pessoas no Estado. "Estamos aqui para entregar ao povo paraibano esse plano que vai reverberar pelos próximos dez anos. Vamos agora ter políticas públicas para a juventude", disse.  

Convênios

Além da assinatura do Projeto de Lei do Plano Decenal para Juventude, o lançamento do documento foi marcado por assinaturas de convênios com o Co.liga, da Fundação Roberto Marinho, e com o Serta (Serviço de Tecnologia Alternativa). 

A gerente de produção da Fundação Roberto Marinho, Deca Farroco, destacou a satisfação pela parceria com o Governo do Estado:

"Para a Fundação Roberto Marinho é um prazer estar aqui. Nós estamos trazendo a Co.liga, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho com a OEI, que é a Organização dos Estados Ibero-americanos, visando à inclusão das juventudes brasileiras por meio da economia criativa, formando alianças importantes para que possamos traçar estratégias de interiorização e disseminação dessa iniciativa, que tem mais de 35 cursos gratuitos". 

Alexandra Maria, do Serta, afirmou que a parceria com o Estado tem um compromisso socioambiental: "Essa parceria vem se mantendo de forma muito estruturadora, de forma muito orgânica e com um compromisso social e ambiental", afirmou, ressaltando os cursos de agroecologia na profissionalização dos jovens. 

Elaborado de acordo com as demandas e os anseios das próprias juventudes, o documento busca construir políticas públicas em quatro eixos, contemplando aspectos como cidadania, participação social e política, educação, cultura, profissionalização, trabalho e geração de renda, meio ambiente, esporte e lazer e direito à diversidade e à igualdade.

O lançamento do Plano Decenal para Juventude faz a Paraíba dar um grande passo nas bases das políticas públicas voltadas para as juventudes. Dos 4 milhões de paraibanos, 25% são jovens, na faixa etária dos 15 aos 29 anos, tornando necessária e fundamental a inclusão dessa parcela da população na elaboração das políticas públicas do Governo do Estado. 

Plano e metodologia

O Plano Decenal de Política Pública para Juventude é resultado do Congresso Estadual de Juventudes, realizado pelo Governo do Estado em parceria com o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE), construído a partir das demandas e dos anseios das próprias juventudes. 

O documento, elaborado em quatro eixos, servirá para nortear o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a juventude não apenas pelo Governo do Estado, mas todos os 223 municípios paraibanos.

Ricardo Rian, coordenador do Serviço Pastoral Migrantes do Nordeste (SPM- NE), lembrou as cooperações firmadas com o Governo do Estado. "Uma dessas cooperações foi o Congresso da Juventude, que ocorreu neste mesmo espaço, e já estamos em contato com a Secretaria da Juventude para a construção do Plano Decenal da própria Secretaria", comentou. 

Anseios contemplados - O evento reuniu diversas lideranças de juventudes, que se disseram contempladas com as ações propostas pelo Plano Decenal de Juventude.

A secretária de Juventude de Caaporã, município do Litoral Sul da Paraíba, Heloise Marie, destacou que o lançamento do documento pelo Governo do Estado representa um grande passo na inclusão dos jovens: "Esse documento é de extrema importância, pois foi elaborado ouvindo os jovens, as suas necessidades. Já estamos em andamento para fazer o plano do município de Caaporã a partir desse plano lançado hoje pelo Governo do Estado". 

Aos 18 anos, Abraão Sena, presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de Caaporã, é enfático ao falar da importância do momento vivido por ele: "É um momento de suma importância, um grande passo para a concretização de nossos anseios. Não tenho dúvidas de que as propostas desse grande documento serão colocadas em prática".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 18h30 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

25° Sensação
11 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (70mm) Chance de chuva
Amanhã (28/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 27°

Chuvoso
Domingo (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias