Sexta, 27 de Maio de 2022
83 9 9869-1587
Cidades Inclusão Social

Presídio ganha ateliê para atender reeducandas, em João Pessoa

O Ateliê Benvenutty é destinado para a produção peças artesanais por reeducandas LGBTQIAP+ já devidamente capacitadas.

25/03/2022 14h11
Por: Redação
Presídio ganha ateliê para atender reeducandas, em João Pessoa

Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), inaugurou nesta quinta-feira (24), na Penitenciária Sílvio Porto, em João Pessoa, o Ateliê Benvenutty – arte que liberta.

No ambiente, as pessoas privadas de liberdade produzirão peças artesanais em macramê, sandálias personalizadas, camisas, lenços, bolsas, toalhas, bonecas, bijouterias, acessórios, dentre outras boas práticas de ressocialização, sempre com a assistência de instrutores.

A partir de segunda-feira (28), as reeducandas LGBTQIAP+, todas já capacitadas em cursos ofertados, começam a produzir no ateliê que presta homenagem à memória de Fernanda Benvenutty, técnica de enfermagem e militante transexual.

As peças produzidas serão encaminhadas para comercialização e os interessados poderão adquirir por meio do Instagram da Gerência Executiva de Ressocialização @ger.seappb, na sede da gerência situada na Rua Diogo Velho, 180, centro de João Pessoa, ou nas feiras e salões de artesanato. 

Além do benefício da remição da pena por dias trabalhados e por atividades educacionais, as reeducandas que produzirão no ateliê também serão remuneradas com parte da renda dos produtos, que será depositada em conta bancária de seus familiares, como determina a lei.

Respeito e dignidade

O secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca de Souza, afirmou que o Governo do Estado trata com respeito e dignidade a população LGBTQIAP+, a que mais sofre preconceito e intolerância:

“Então esse espaço objetiva resgatar a dignidade das senhoras. O governo se preocupa com vocês, esse ambiente vai ser um local de oportunidade, de capacitação, mas sobretudo um lugar de mudança de vida, tenham essa certeza, o que vocês fizeram lá fora não nos cabe julgar, quem julga é a Justiça. Nós do Governo da Paraíba temos uma obrigação: oferecer oportunidade e dignidade e é o que estamos tentando fazer em nome do governador João Azevêdo”.

O secretário da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, que participou do evento, avalia que o Ateliê é mais um espaço de inclusão social para este público que poderá desenvolver suas habilidades e se profissionalizar cada vez mais para o retorno à sociedade.

Já o procurador Yordan Delgado, do Ministério Público Federal e integrante do Conselho Penitenciário do Estado da Paraíba, disse que esse espaço, além de proporcionar trabalho para as reeducandas, vai resgatar a dignidade que tanto precisam.

Ainda participaram da inauguração e entrega dos certificados do “Curso Introdução ao Empreendedorismo” o chefe de gabinete da Seap, Josinaldo Lucas Oliveira, o gerente do Sistema Penitenciário, Ronaldo Porfírio, o gerente da Ressocialização, João Rosas, e a instrutora e psicóloga Gianna Carla de Miranda.

Dentre os parceiros na ambientação do Ateliê Benvenutty, estão a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana; a marca Malucinada, que produz camisetas com serigrafias; a ONG Instituto ECCUS voltada para cidadania e sustentabilidade; e a ONG Jampa Invisível.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 19h32 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

25° Sensação
11 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (70mm) Chance de chuva
Amanhã (28/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 27°

Chuvoso
Domingo (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias