Terça, 24 de Maio de 2022
83 9 9869-1587
Geral Doação de órgãos

Paraíba já soma quatro doações de múltiplos órgãos no mês de março

Duas dessas foram registradas nas últimas 72h.

29/03/2022 15h23 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Paraíba já soma quatro doações de múltiplos órgãos no mês de março

A Central de Transplantes da Paraíba registrou, nessa segunda-feira (28), a quarta doação de órgãos do mês de março. Esse é o segundo procedimento em menos de 72 horas.

Dessa vez o doador foi um homem de 25 anos que estava internado no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital. A doação só ocorreu após a permissão da família. Como forma de agradecimento, os profissionais da unidade fizeram um corredor humano, para o cortejo da vida, quando o paciente foi transferido da UTI para o centro cirúrgico.

Foram doados fígado, rins e córneas. Todos os receptores são paraibanos. O fígado foi implantado em um homem de 74 anos, o rim direito, em uma mulher de 37 anos e o rim esquerdo, em outra mulher, de 39 anos. As córneas primeiro passam por uma avaliação no Banco de Olhos, para depois serem transplantadas.

“O aumento significativo da autorização familiar reflete a sensibilização da população a respeito do tema. O resultado conquistado pela Paraíba é fruto da soma de esforços feitos por toda a equipe da Central de Transplantes, com total apoio da Secretaria de Estado da Saúde”, observa a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho.

Este ano a Paraíba já realizou 79 transplantes, sendo 51 de córneas, dois de coração, 17 de rins e nove de fígado. Ainda aguardam na fila de espera por um órgão 495 paraibanos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 18h07 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 29°

25° Sensação
15 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias