Sábado, 21 de Maio de 2022
83 9 9869-1587
Cidades Marco histórico

Hospital Metropolitano realiza primeiro transplante de coração em hospital público da Paraíba

O paciente beneficiado foi um paraibano de 60 anos, que recebeu um novo coração de um jovem de 20 anos.

29/03/2022 15h45
Por: Redação
Hospital Metropolitano realiza primeiro transplante de coração em hospital público da Paraíba

Pela primeira vez na história da Saúde da Paraíba, uma instituição pública de saúde realizou transplante cardíaco. O fato ocorreu nesse sábado (26), no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade de saúde gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão a Saúde – PB Saúde, em Santa Rita.

O paciente beneficiado foi um homem de 60 anos, paraibano, que recebeu um novo coração de um jovem de 20 anos. A captação do órgão foi realizada no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande.

O transplante durou mais de seis horas e transcorreu sem intercorrências, conforme explicou o cirurgião cardiovascular, Antônio Pedrosa: “Assim que implantamos o órgão, ele já começou os primeiros batimentos. Tudo ocorreu muito bem, a cirurgia foi um sucesso, realizada por uma equipe altamente capacitada, e com a disposição de todo aparato técnico preciso para o procedimento”.

O diretor superintendente da Fundação PB Saúde, Daniel Beltrammi, declarou que o acontecimento marca a história da saúde da Paraíba:

“Hoje a gente abre as portas para o futuro do transplante cardíaco do estado. Para que quando a família de um doador diga sim, nós possamos prontamente fazer a vida continuar para outro que mais precisa. Foi um trabalho longo e importante até chegarmos aqui, feito com alta competência da Central de Transplante, da Secretaria de Estado da Saúde, do time de cirurgia cardíaca e de cuidados do Hospital Metropolitano. Estamos celebrando este grande marco para a saúde”. 

De Campina Grande, local de captação do órgão, a mãe doadora, Gorete Fernandes Viana, declarou que a doação fará sentir a perpetuidade do filho. “Sei que onde o coração dele estiver batendo, eu tenho a certeza de que eu vou sentir. Essa era uma vontade dele, e eu estou feliz por isso”, descreveu emocionada.

Habilitação para o transplante 

O Hospital Metropolitano recebeu o credenciamento para realização do transplante cardíaco em junho de 2020. Desde então, foi implantado na unidade o Ambulatório de Transplante, para atendimento a pacientes candidatos ao procedimento.

Além do transplante em adultos, o Metropolitano tornou-se o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração pediátrico, agora as crianças paraibanas farão cirurgia no Hospital Metropolitano e não necessitarão mais realizar o transplante em Fortaleza ou Recife, como acontece, atualmente.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 00h40 - Fonte: Climatempo
24°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 29°

24° Sensação
11 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Chuvoso
Segunda (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 28°

Chuvoso
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias