Sexta, 20 de Maio de 2022
83 9 9869-1587
Cultura Cultura

Professora do IFPB lança livro sobre trabalho doméstico e feminismo

Durante a pré-venda, que vai até o dia 24 de abril, o livro pode ser adquirido no site da Editora Letramento: www.editoraletramento.com.br.

24/03/2021 15h47
Por: Redação
Professora do IFPB lança livro sobre trabalho doméstico e feminismo

Quais mulheres têm sido historicamente responsabilizadas pelo trabalho doméstico e pelo cuidado? Quem tem acesso a esse “recurso valioso”, e o que organiza sua distribuição dentro da ordem capitalista, colonial, racista e patriarcal?

Esses são alguns dos questionamentos que norteiam a obra da professora doutora Clarissa Cecília. Formada em direito pela Universidade Federal da Paraíba, a autora dedicou boa parte da sua formação acadêmica para estudar feminismo e as relações sociais de sexo, raça e classe.

“Em meio à ‘crise global dos cuidados’, os trabalhos doméstico e de cuidado passam a ser mundialmente demandados. Refletir sobre essa forma de trabalho, e sobre como sexo, classe e “raça”, sob o capital, se mesclam para estabelecer o controle social dos corpos de mulheres empobrecidas e racializadas da periferia do capitalismo, a fim de torná-las força de trabalho disponível para suprir as necessidades de metrópoles centrais, é o que norteia o livro”, reatou a autora do livro.

Por conta da pandemia, o lançamento do livre acontece apenas de forma virtual. Durante a pré-venda, que vai até o dia 24 de abril, o livro pode ser adquirido no site da Editora Letramento: www.editoraletramento.com.br. Após essa data, passará a ser vendido nas demais livrarias.

Sobre o livro

O trabalho reprodutivo sob o capital se propõe a demonstrar como um movimento global, determinado no contexto da ordem capitalista, colonial, racista e patriarcal, mobiliza mulheres migrantes empobrecidas e racializadas de regiões historicamente colonizadas da periferia do capitalismo, a fornecerem o “recurso” do trabalho doméstico e de cuidado às regiões centrais do globo.

Sobre a autora

Clarissa é doutora em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCJ/UFPB) e professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Atualmente ela coordena o Núcleo de Estudos sobre Mulheres Margarida Maria Alves, levando um pouco dos estudos na área de gênero para os estudantes do brejo paraibano.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 22h54 - Fonte: Climatempo
23°
Chuva fraca

Mín. 24° Máx. 29°

23° Sensação
17 km/h Vento
100% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (21/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Chuvoso
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias