Sábado, 26 de Abril de 2025
26°

Parcialmente nublado

João Pessoa, PB

Esportes HISTÓRICO

Rebeca Andrade faz história e é campeã mundial do individual geral da Ginástica Artística

Vice-campeã olímpica sobe um degrau no pódio e se torna a primeira brasileira campeã da prova mais nobre da ginástica

04/11/2022 às 06h23
Por: Redação
Compartilhe:
Rebeca Andrade com a medalha de ouro no pódio do Mundial de Liverpool. Foto: Ricardo Bufolin/CBG
Rebeca Andrade com a medalha de ouro no pódio do Mundial de Liverpool. Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Rebeca Andrade fez história ao se tornar a primeira brasileira campeã mundial do individual geral na Ginástica Artística. Nesta quinta-feira (03), a paulista se tornou a ginasta mais completa e ficou com o ouro no Mundial de Liverpool, na Inglaterra. O feito é inédito na ginástica artística brasileira e crava de vez o nome de Rebeca Andrade entre as melhores atletas da modalidade no Brasil.

Continua após a publicidade

Mesmo diante de uma jovialidade aparente, afinal ainda tem 23 anos, Rebeca demonstrou mais uma vez maturidade e serenidade para conquistar o título mundial histórico do individual geral. Ao fim dos quatro aparelhos femininos – salto, barras assimétricas, trave e solo – a brasileira somou 56.899 pontos. Completaram o pódio a americana Shilese Jones, com 55.399 pontos, e a britânica Jessica Gadirova, com 55.199 pontos, segunda e terceira colocadas, respectivamente.

“Significa muito essa medalha. Para toda a equipe multidisciplinar e para mim também. Estou muito orgulhosa de tudo o que foi feito e também de todas as meninas que se apresentaram aqui. Estou muito feliz”, disse Rebeca em entrevista logo após ser premiada com a medalha de ouro. 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A competição de Rebeca começou pelo salto, sua maior especialidade. A brasileira praticamente cravou um salto "cheng", de dificuldade elevada (ela é uma das poucas ginastas do mundo a executá-lo), e garantiu a nota de 15.166, 0.433 a mais do que a segunda colocada no aparelho, a americana Jade Carey. Na sequência, Rebeca se apresentou nas barras assimétricas e teve pequenos desequilíbrios que a fizeram somar 13.800 pontos. Ainda assim, ela manteve a dianteira ao final da segunda rotatória com 28.966 pontos contra 28.599 da americana Jones.

A tensão maior veio com o terceiro aparelho, a trave, prova em que Rebeca acabou caindo na final por equipes. Mas dessa vez foi diferente. A brasileira passou de forma segura, efetiva, e conseguiu a nota de 13.533. Ao fim da rodada, ela abriu 0.800 para Shilese Jones, que manteve a segunda colocação.

Rebeca Andrade comemora o ouro no individual geral do Mundial de Liverpool. Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Para finalizar a participação da brasileira veio o tão aguardado “Baile de Favela” no solo. Rebeca levantou o público em Liverpool, cravou praticamente todas as acrobacias e tirou a nota de 14.400, que a garantiu no lugar mais alto do pódio com uma diferença de 1.500 ponto para a americana Jones e de 1.700 ponto para a britânica Gadirova.

Esta é a terceira medalha de Rebeca Andrade em mundiais de ginástica artística. A brasileira já havia conquistado duas medalhas no Mundial do ano passado, em Kitakyushu, no Japão, um ouro no salto e uma prata nas barras assimétricas. Rebeca ainda terá a chance de ampliar essa coleção neste Mundial de Liverpool, já que disputa nos próximos dias as finais de mais três aparelhos: solo, trave e barras assimétricas.

Notas de Rebeca Andrade na final do Individual Geral:

Salto – 15.166 

Barras Assimétricas – 13.800

Trave – 13.533

Solo – 14.400 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
João Pessoa, PB Atualizado às 19h04 - Fonte: ClimaTempo
26°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 30°

Dom 29°C 24°C
Seg 29°C 24°C
Ter 30°C 25°C
Qua 29°C 25°C
Qui 29°C 24°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias