Passada uma semana do fim da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano, está marcada a reunião que vai definir os detalhes da disputa da elite estadual para o ano que vem.
A Federação Paraibana de Futebol marcou a data do Conselho Técnico que vai definir as datas e a fórmula de disputa do torneio doméstico em 2023. Lembrando que, a partir da definição de regulamento e o período de duração é necessário aguardar ao menos 60 dias para o início da competição.
No ano que vem dez clubes irão disputar o Campeonato Paraibano. São eles: Auto Esporte, Botafogo-PB, Campinense, CSP, Nacional de Patos, Queimadense, São Paulo Crystal, Serra Branca Sousa e Treze.
A reunião entre a FPF e o dirigente dos times que irão jogar o torneio acontecerá na quarta-feira (09), às 11h, em um hotel da orla de João Pessoa.
De acordo com o calendário 2023 da Confederação Brasileira de Futebol, os estaduais devem ser disputados entre o dia 15 de janeiro e 9 de abril.
A princípio, serão 13 datas, já descontando a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. O problema, nesse caso, é que a Paraíba apresenta particularidades que não são acontecem em outros estados. Além do problema crônico dos estádios - que normalmente adiam o início da competição -, o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), ligado ao Ministério Público, sempre recomenda a paralisação do campeonato na Quarta-Feira de Fogo (que antecede o Carnaval) e no próprio período momesco (sábado e Quarta-Feira de Cinzas). Estas são três datas computadas pela CBF.
Se tudo der certo, o Campeonato Paraibano 2023 começará no dia 7 de janeiro e terminará em 8 de abril, a tempo de liberar todos os clubes para as séries C (caso do Botafogo-PB) e D (Campinense, Sousa e Nacional de Patos).
Se o Belo e o Dino avançarem, a Paraíba terá três clubes na fase de grupos do Nordestão, o que vai dificultar ainda mais o encaixe de datas. Além disso, Campinense e Botafogo-PB também estão garantidos na Copa do Brasil.
Relembre a definição do formato do Estadual 2022
Mín. 23° Máx. 30°