Domingo, 23 de Janeiro de 2022
83 9 9869-1587
Geral Janssen

Vacina de dose única contra a Covid é aprovada para uso emergencial no Brasil

Entre os imunizantes aplicados no mundo, é o único aplicado em uma só dose.

31/03/2021 15h45 Atualizada há 10 meses
Por: Redação
Vacina de dose única contra a Covid é aprovada para uso emergencial no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (31) o pedido de uso emergencial da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Janssen, empresa do grupo Johnson & Johnson. A aprovação foi unânime: quatro diretores e o presidente da Anvisa foram favoráveis ao pedido.

O laboratório solicitou o pedido de uso emergencial em 24 de março. Antes, em janeiro e fevereiro, a agência reguladora concedeu os certificados de Boas Práticas de Fabricação ao imunizante.

No Brasil, duas vacinas já obtiveram o registro definitivo para aplicação na população: a da Pfizer e a da AstraZeneca/Oxford. A CoronaVac, em produção pelo Instituto Butantan, recebeu a autorização para uso emergencial.

O Ministério da Saúde comprou 38 milhões de doses com entregas no 3º e no 4º semestre e cada dose vai custar US$ 10 ao governo federal. 

Entre os imunizantes aplicados no mundo, é o único aplicado em uma só dose. A eficácia foi de 66% contra casos moderados e graves e nível de proteção foi de 85% só contra casos graves. 

Como funciona a vacina da Janssen 

A vacina da Janssen e baseada em um vetor viral recombinante que usa um adenovírus humano para expressar a proteína S do SARS-CoV-2, ou seja, ela usa um vírus do resfriado comum que foi desenvolvido para ser inofensivo. Em seguida, ela carrega parte do código genético do coronavírus para o corpo, mas de maneira segura. 

Isso é suficiente para o corpo reconhecer a ameaça e, então, aprender a combater o coronavírus. O mecanismo "treina" o sistema imunológico para lutar contra o coronavírus quando encontra o vírus de verdade. O processo é semelhante à abordagem da vacina de Oxford. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias